As interações entre as comunidades bióticas que compõem um ecossistema são chamadas de “Interações Biológicas” ou “Relações Ecológicas”. Elas determinam as relações dos seres vivos entre si e o meio em que habitam para sobreviverem e se reproduzirem.
Nas relações harmônicas ou positivas, observa-se que todos os organismos envolvidos são beneficiados ou apenas um deles obtém vantagem, mas sem prejudicar o outro. Esse é o caso, por exemplo, do comensalismo, em que organismos de espécies diferentes interagem e apenas um é beneficiado, sem haver prejuízo para o outro.
Tipos de relações ecológicas
Um exemplo de relação harmônica é o comensalismo. Quando um animal mata e alimenta-se do outro, ocorre uma relação interespecífica desarmônica. As relações desarmônicas, por sua vez, são aquelas em que um dos envolvidos não é beneficiado com a interação, ou seja, um organismo é prejudicado.
A resposta é letra d, pois sociedade ocorre entre indivíduos da mesma espécie.
Relações INTERespecíficas são aquelas que ocorrem entre dois ou mais indivíduos de espécies diferentes. Já relações INTRAespecíficas são aquelas que ocorrem entre dois ou mais indivíduos da mesma espécie.