Para saber quanto equivale um ano-luz basta multiplicar a velocidade da luz pelo número de segundos que existem num ano. Um ano tem de segundos. Então, se 1 ano-luz equivale a aproximadamente 9,5 trilhões de quilômetros, quanto vale 2 anos-luz?
O valor hoje é cerca de 6,378 km.
2.
O Sol fica a cerca de 150 milhões de km da Terra, o equivalente a 8 minutos-luz de distância (1 minuto-luz corresponde a quilômetros).
Contudo, o satélite leva 29,5 dias para completar todo seu ciclo de fases e voltar à mesma posição em relação ao Sol, o que caracteriza o mês sinódico. A velocidade orbital da Lua é de 1,03 quilômetro por segundo.
Sem Lua, sem vida inteligente A Terra poderia perder o eixo rotacional, pondo fim às estações do ano como as conhecemos e dando início a uma Era Glacial em algumas centenas de milhares de anos, diz Siegler. Ou seja: a Lua é muito mais do que apenas fonte de inspiração para poetas e artistas de todos os tipos.
A velocidade de giro da Lua ao redor da Terra mantém-na em um movimento de queda infinito ao redor do planeta, por isso, o astro nunca atinge o solo terrestre. O movimento da Lua não encontra resistência no espaço, pois ocorre no vácuo, a velocidade é mantida e nosso satélite sempre se manterá em órbita.
Ao todo, existem catorze movimentos da Terra. Alguns interferem diretamente na vida em sociedade, outros, nem tanto. O planeta Terra não é estático no universo, assim como acontece com todos os corpos celestes.
A rotação é o movimento que a Terra realiza em torno de seu próprio eixo, é como se ela estivesse “rodando” em volta de si mesma. ... A translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol, sendo que ela demora 365 dias, 5 horas e 48 minutos para completá-lo.
Lua Cheia
Os próximos eclipses solares completos serão na Antártica (dezembro de 2021), Indonésia e Austrália (abril de 2023), EUA e Canadá (abril de 2024), sul da Europa e Groenlândia (agosto de 2026), e na maior parte do Norte da África e Oriente Médio (agosto de 2027).
a) eclipse solar total: ocorre quando a Lua encobre totalmente a luz solar. Dessa forma, o dia transforma-se em noite durante a duração do fenômeno. b) eclipse solar parcial: acontece quando apenas uma parte do Sol é encoberta pela Lua. ... Por essa razão, forma-se um anel em torno da sombra da Lua.
Eclipses do Sol em 2021 Em 2021 acontecerão dois eclipses solares: um anular e um total, sendo que nenhum deles será visível no Brasil. O eclipse anular ocorre no dia 10 de junho e poderá ser visto na América do Norte, na Europa e na Ásia.
“Veremos a Lua passando em frente ao Sol, obscurecendo uma parte do disco solar. O horário e a duração do eclipse depende do local onde a pessoa esteja. No Brasil, será mais ou menos entre 12h30 e 15h, no horário de Brasília”.
A máxima duração de um eclipse solar total é de cerca de 7 minutos. Como a Lua não possui luz própria, ela só é visível enquanto recebe luz do Sol e a reflete para a Terra.
E, para anotar na agenda: ainda estão por vir um eclipse parcial da Lua, no dia 5 de julho de 2020; eclipse parcial da Lua em 30 de novembro de 2020 e o eclipse total do Sol, no dia 14 de dezembro de 2020.
Trata-se do fenômeno que ocorre quando um corpo celeste interpõe-se entre outro corpo celeste e uma fonte de luz. Eclipse é o escurecimento total ou parcial de um astro feito por meio da interposição de um segundo astro frente à fonte de luz. Existem dois tipos de eclipses: o solar e o lunar.
Eclipse solar total: saiba onde e quando poderá ser visto o fenômeno de 14 de dezembro no Brasil.