A pintura da renascença ainda esteve marcada por valores fortemente religiosos. ... Ao destacar o racionalismo e humanismo, professores e alunos podem estabelecer a idéia de que o Renascimento irá simplesmente reverter os valores da época medieval, trazendo à tona uma concepção de mundo contrária.
O renascimento compreendeu um período de retomada de elementos da cultura clássica e sua confluência com a cultura cristã herdada da Idade Média.
Os renascentistas rejeitavam os valores feudais como o teocentrismo, o misticismo, o geocentrismo e o coletivismo. Na Idade Média, grande parte da produção intelectual e artística estava ligada à religião. ... Um dos traços marcantes do Renascimento era o racionalismo.
Impacto do Renascimento Ao abrir o mundo à intervenção do homem, o Renascimento sugeriu uma mudança da posição a ser ocupada pelo homem no mundo. Ao longo dos séculos posteriores ao Renascimento, os valores por ele empreendidos vigoraram ainda por diversos campos da arte, da cultura e da ciência.
Uma das principais características do Renascimento é o Humanismo, interpretado comumente como sinônimo de antropocentrismo ou valorização do ser humano. ... A filosofia humanista enfatizava a dignidade da humanidade: o intelectualismo passou a ser dedicado ao estudo do ser humano, e não mais à Teologia e Lógica.
A perspectiva renascentista possibilita uma visão terrestre e não celeste como no tempo medieval. ... Inspirado pelo humanismo, o renascimento deu à razão humana maior importância do que à revelação divina. Também retomou valores greco-romanos como o racionalismo, o naturalismo e o individualismo.
O modelo cultural valorizado pelos renascentistas era a cultura greco-latina da Antiguidade. c) As principais contribuições renascentistas para o futuro foram as novas ideias e novas atitudes diante do mundo, bem como a valorização da razão e a realização de importantes experiências científicas.
Mas em que consistia este movimento e por que foi tão importante? A importância do Renascimento se deu principalmente pelo fato de ter sido apresentado como uma ruptura com o mundo medieval que estava agonizando na Europa, pautando suas características na cultura greco-romana da Antiguidade Clássica.
a) No processo de formação do mundo moderno (XII-XVII), o Renascimento introduziu algumas importantes transformações, que incidiram sobre a concepção de mundo dos homens daquela época. Colocou no centro de suas preocupações o homem, o que ficaria conhecido como antropocentrismo.
Chama-se Renascimento Científico o período de desenvolvimento da ciência durante os séculos XV e XVI. ... A partir deste saber e descobertas dos estudiosos, esse período possibilitou o avanço de diversos campos do conhecimento que, mais tarde, inauguraria a Ciência Moderna.
A Literatura no Renascimento Fizeram, no entanto, uma imitação criativa e inovadora. O facto de se corresponderem em Latim e grego e de inicialmente escreverem as suas obras nessas línguas facilitou a divulgação das obras literárias dos humanistas pela Europa Culta. A partir do séc.
O período renascentista foi marcado por grandes inovações tecnológicas e científicas, como o desenvolvimento da astronomia, a invenção da bússola, a criação da imprensa, da pólvora, etc.
O humanismo e o renascimento também influenciaram as mentes de cientistas e pesquisadores da época, dando início ao chamado Renascimento Científico. ... Claro que essa nova mentalidade científica enfrentou resistências principalmente da Igreja, presa às tradições medievais.