Como fazer manteiga de cupuaçu
Altamente nutritivo, é uma ótima fonte de carboidratos, fibras, flavonoides, carotenoides, vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina e niancina), vitamina C e minerais, como o ferro, cálcio e fósforo.
O cupuaçu possui fitonutrientes antioxidantes; nove antioxidantes poderosos como a vitamina A e vitamina C; vitaminas B1, B2, B3, aminoácidos, polifenois únicos; fibras, e além disso também possui minerais como cálcio, fósforo, selênio, entre outros.
O Cupuaçu Fortalece o sistema imunológico, estimula as defesas do organismo e é diurético. As folhas do Cupuaçu possuem ação calmante, combatem a bronquite e infecções renais. O Cupuaçu Possui ação anti-inflamatória.
De modo geral, o açaí não engorda e pode ser aliado no emagrecimento quando consumido corretamente. O grande problema do açaí na tigela, popularmente consumido, é a adição de xarope de guaraná. Esse ingrediente o torna mais doce e aumenta os níveis de insulina no corpo, estimulando o estoque de gordura.
A nutricionista Paula explica que não existe contraindicação para o consumo do cupuaçu. “Podemos consumir a polpa da fruta na forma de sucos, cremes, sorvetes etc.”, diz. “No entanto, nenhum alimento deve ser consumido em excesso”, lembra.
A nossa dica na hora de montar o seu Cupuaçu é apostar na combinação com Calda de Maracujá ou Calda de Morango. O sabor dessas duas frutas na forma de calda contrasta com o sabor marcante do Cupuaçu e mistura-las é experimentar algo inusitado e delicioso.
Sua polpa é de tonalidade branca, quase creme, e de aspecto que lembra um pouco a polpa da jaca. É uma polpa bastante perfumada e ácida. Das sementes do cupuaçu é feito o cupulate, um produto que tem o sabor bastante parecido com o do chocolate.
PRODUÇÃO: Após 12 meses da enxertia, pode ser iniciada a florescência da gravioleira. Porém, a recomendação é que sejam eliminados os primeiros frutos, com o objetivo de preservar o vigor da muda por mais tempo. As graviolas podem ser colhidas manualmente, mas com cuidado.