EQST

O Que Uma Oraço Subordinada Adjetiva Restritiva?

O que é uma oração subordinada adjetiva é restritiva?

Oração subordinada adjetiva é aquela que se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adnominal. Restritivas: restringem o significado do antecedente e não são separadas da oração principal por vírgulas. ... Ex: Os artistas que declararam seu voto foram criticados.

Em que alternativa há uma oração subordinada adjetiva restritiva?

Alternativa a: subordinadas adjetivas restritivas – conectivos – sujeitos.

Em qual das alternativas se apresenta uma oração subordinada adjetiva explicativa?

2- A única alternativa que possui uma Oração Subordinada Adjetiva Explicativa é: 1- letra B. 2-letra D. Explicação: a alternativa restritiva não contém vírgula na frase, ja a explicativa, contem virgulas.

Que palavra faz a ligação entre as orações que sentido ela ajuda a criar?

A conjunção é a palavra que liga duas orações ou termos de mesma função na oração. Quando a conjunção exerce seu papel de ligar as orações, estabelece entre elas uma relação de coordenação ou subordinação.

Como se classificam as orações desse período?

As orações coordenadas são classificadas em sindéticas e assindéticas. Oração coordenada sindética: são aquelas conectadas por meio de uma conjunção. ... Aditivas: transmitem uma ideia de adição à oração anterior usando conjunções ou locuções (e, nem, também, bem como, não só, tanto).

Qual é a classificação das orações?

São classificadas em: Subjetiva, Predicativa, Completiva Nominal, Objetiva Direta, Objetiva Indireta e Apositiva. Oração Subordinada Substantiva Subjetiva - Exerce a função de sujeito. Exemplo: É provável que ela venha jantar.

Qual é o papel da pontuação nas orações subordinadas adjetivas?

Resposta. Resposta: As orações subordinadas adjetivas explicativas recebem vírgulas, a fim de distingui-las da restritivas, uma vez que a função daquela é apresentar uma informação sobre o antecedente.

Quais as regras para o uso das orações subordinadas em relação ao uso da vírgula?

* Não é obrigatório, mas é recomendável que se use a vírgula entre as subordinadas adverbiais e a oração principal. Exemplo: Como chovia muito naquele instante|, resolvemos não prosseguir. * Caso a oração subordinada venha depois da principal, o uso da vírgula é dispensável.

Por que as vírgulas devem ser utilizadas nos períodos acima?

- As orações subordinadas adjetivas explicativas vêm sempre demarcadas pela vírgula. Ex: Dom Casmurro, obra de Machado de Assis, é uma excelente opção de leitura. Oração principal | subordinada explicativa | oração principal. Geralmente, recomenda-se o uso da vírgula em todas as orações subordinadas adverbiais.

Como usar !?

Podemos usar em frases como “O que você está fazendo aqui?!” ou simplesmente “Você por aqui?!”. Esse uso também é comum para expressar dúvida e espanto: “Quê?!”. Podemos até mesmo repetir um sinal diante de uma besteira muito grande, por exemplo: “Hein?!!”.