É usado na construção civil, baterias de ácido, em munição, proteção contra raios-X , e forma parte de ligas metálicas para a produção de soldas, fusíveis, revestimentos de cabos elétricos, materiais antifricção, metais de tipografia, etc. O chumbo tem o número atômico mais elevado entre todos os elementos estáveis.
Em seu estado sólido, o chumbo está presente em construções civis. O uso do material para a fabricação de placas de maior resistência para a construção de vigas de metal é um dos mais frequentes na indústria dos deias de hoje. Outro ramo em que o chumbo se encontra neste estado é no que se relaciona a fabricação de joias e peças de cerâmica.
férmio: Z = 100, massa atômica relativa = 257,0 u.m.a., densidade = 9,7 g/cm. rutherfórdio: Z = 104, massa atômica relativa = 267 u.m.a., densidade = 17 g/cm. seabórgio: Z = 106, massa atômica relativa = 269 u.m.a., densidade = 23 g/cm. darmstádio: Z = 110, massa atômica relativa = 281 u.m.a., densidade = 26 g/cm.
Na antiguidade, o uso do chumbo era feito de maneira exacerbada. Por este motivo, muitos povos eram contaminados pela sua ingestão; pois seu caráter químico e tóxico pode ser responsável por muitos problemas intestinais. Há relatos antigos de pessoas que sofreram a contaminação do elemento, sofrendo com o surgimento de deficiências das mais diversas no sistema nervoso.
Por outro lado, não são apenas malefícios que o metal carrega aos seres humanos. Há também uma alta incidência de avanços clínicos devido ao seu uso. Como por exemplo sua aplicação em exames que demandam o raio-X.
No campo da culinária, o metal também era utilizado para correção da acidez do vinho. Contudo, hoje em dia essa prática não está mais presente devido a descoberta da sua toxidade e os males que pode causar ao organismo humano.
O efeito de proteção contra radiação é devido ao alto peso atômico do chumbo e aos correspondentes núcleos pesados contidos nele. As folhas de chumbo de espessura variável são um escudo de radiação e um absorvedor de radiação.
Bacharel em Química pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestrando em Química Analítica, com ênfase em desenvolvimento de métodos analíticos, metabolômica e espectrometria de massas no Laboratório de Biomoléculas e Espectrometria de Massas (LaBioMass), na mesma universidade.
2. [UFU-MG]
A solubilidade do sulfato de chumbo II (PbSO4) em água a 18 °C é de 0,041 g/L. A constante do produto de solubilidade do sulfato de chumbo a 18 °C é:
Os indivíduos mais sujeitos a sofrerem com os efeitos do chumbo são as crianças e as mulheres grávidas. Entre os problemas mais agressivos que o elemento pode causar, podem ser citados a hipertensão e os danos hepáticos, ou seja, danos ao fígado.
Tendo em vista os mais diversos usos do chumbo no dia a dia, é certo dizer que o material é indispensável em uma sociedade moderna. Contudo, seu uso demanda cuidados e, principalmente, moderação.
Os efeitos do chumbo na saúde humana estão concentrados em órgãos como fígado, cérebro e rins, além dos ossos. Quanto maior for a sua ingestão ou exposição, maior será a taxa do elemento no corpo e, consequentemente, as suas consequências. E é a partir de exames de sangue ou da análise dos ossos que é possível determinar os níveis de intoxicação de uma pessoa pelo elemento.
O chumbo é conhecido como uns do metais mais utilizados na indústria. Desde a antiguidade, ele vem sendo utilizado na composição de variados produtos e serve para variados setores comerciais.
Por muito tempo, até se ter noção completa dos efeitos tóxicos que os compostos de chumbo possuem, o acetato de chumbo (Pb(OAc)2) era usado como adoçante. Isso foi há muito tempo, antes mesmo da descoberta da sacarose, usada até hoje e presente no açúcar de mesa. O Pb(OAc)2 era símbolo de riqueza e foi usado durante a época do Império Romano. Saiba mais sobre a história desse adoçante que causa inúmeros danos ao organismo, principalmente ao sistema nervoso central.
Em síntese, o chumbo é um elemento da tabela periódica que possui uma forma metálica muito estável e utilizada em diversas finalidades por conta de suas propriedades. É, ainda, muito tóxico para o organismo humano, podendo causar a morte depois de uma exposição prolongada e excessiva. Não pare de estudar por aqui, aprenda sobre outro metal, o cobre.
Ainda sobre o setor automobilístico, o elemento é um dos componentes mais importantes de baterias de carros. Em outro setor, este material é voltado para a fabricação de soldas e até munições para armas de fogo.
Fonte das imagens: Ecycle, Engquimicasantossp, História em Movimento, Portal Saúde no Ar.
Já o segundo é originado de uma composição química que resulta em matéria orgânica e, também, não orgânica.
O chumbo é um elemento químico que aparece na tabela periódica dentro do grupo 14, assim como o carbono. Sua utilização é tão alta nos dias atuais como foi na antiguidade. Este material é extraído do meio ambiente com o auxílio de demais minerais, como por exemplo: cerusita, galena e anglesita. É um elemento de caráter renovável e próprio da natureza, entretanto, é a ação humana que faz com o que ele seja prejudicial ao meio.
Fontes: Info Escola, Ministério da Saúde, Scielo, Toda Matéria, Engquimica, História em Movimento, ICZ, BD.
Muitos compostos inorgânicos formados a partir do chumbo são coloridos, principalmente quando esse elemento está associado aos elementos da classe dos halogênios, como é o caso do iodeto de chumbo. Para obter esse composto, é feita uma reação de dupla troca entre os íons dos sais: iodeto de potássio e nitrato de chumbo. Veja essa reação acontecer e observe como a recristalização do novo composto tem um efeito de chuva de gliter no balão de fundo chato. Veja, também o efeito Tyndall acontecendo quando o feixe de laser verde é incidido na solução.
Como eliminar metais pesados do organismo?
Os metais pesados são elementos químicos que, na sua forma pura, se encontram sólidos e que podem ser tóxicos para o organismo quando consumidos, podendo causar danos em vários órgãos do corpo, como pulmões, rins, estômago e até cérebro.
O que são metais pesados e por que fazem mal à saúde?
A maior parte dos metais pesados são venenosos ao seres humanos. ... Os locais onde ocorrem a maior fixação destes metais são os solos e os sedimentos, mas podem ser poluentes das águas e alimentos. Além disso, podem ser transportados pela ar através de partículas em suspensão, podendo contaminar o homem pelas via aéreas.
Para eliminar metais pesados do organismo de forma natural é recomendado aumentar o consumo de coentro, pois essa planta medicinal tem ação desintoxicante no organismo, removendo metais como mercúrio, alumínio e chumbo das células afetadas e ajudando a reduzir seus malefícios no corpo.
Tratamento. O tratamento consiste em reduzir o consumo de zinco. Pessoas com febre do fumo metálico geralmente se recuperam depois de ficar em um ambiente livre de zinco por de 12 a 24 horas.