A fórmula do índice de endividamento pessoal é a razão entre as dívidas mensais e as receitas mensais multiplicado por 100, demonstrando o resultado em porcentagem. Índice de endividamento pessoal = Dívidas mensais (passivo) / Receita em mensal (ativo) x 100.
Índice de endividamento geral A partir dele é possível identificar qual o valor total comprometido de sua empresa, como os pagamentos de custos com terceiros. Seu cálculo é feito de forma simples: usa- se o valor das dívidas e dividi pelo total ativo. Ou seja: IEG= (Capital de terceiros/ Ativos totais) X 100.
Para calcular o Índice de Endividamento é preciso saber o total de capital de terceiros (passivos de curto e de longo prazo), e dividir pelos ativos da empresa. Depois, basta multiplicar o resultado por 100 para obter o valor percentual.
Para que ele seja um relatório eficiente é preciso fazer o levantamento de tópicos que sejam importantes e relevantes à gestão, sendo alguns deles: despesas, gastos, custos, contas a receber etc.
Como calcular a Dívida Líquida ? O cálculo da dívida líquida é realizado mediante a subtração do volume de dívidas obtidas pela empresa, pelas disponibilidades, que é o volume de dinheiro possuído em caixa pela empresa e que possuem livre circulação.
Para criar um bom relatório contábil, o profissional deve ter em mãos a visibilidade dos dados pertinentes à saúde financeira da empresa. Além disso, deve adotar uma linguagem acessível ao destinatário mais importante desses documentos: o cliente.
O cálculo da análise horizontal é extremamente simples. Basta dividir o valor atual pelo seu valor anterior (também chamado de valor base). Assim, encontra-se o valor da variação entre os períodos de avaliação. Vamos entender isso na prática usando o Balanço Patrimonial do Banco Itaú.
Como o indicador PMR (prazo médio de recebimento) deve ser avaliado? Quanto menor, melhor. Quanto menor, melhor. ... É um indicador que não tem representatividade, portanto a avaliação é desconsiderada da análise.
Prazo Médio de Pagamento aos Fornecedores (PMP) Para calcular prazo médio de pagamento a gestão precisará do valores a pagar aos fornecedores e os valores gastos com compras anuais. Assim, a fórmula do prazo médio de pagamento é: PMP = (Fornecedores/Compras) X 360.
Refere-se à capacidade de troca de cátions (CTC ou T) correspondente à fração argila, sendo calculada pela expressão: T x 1000/g. kg-1 de argila. Atividade alta (Ta) designa valor igual ou superior a 27 cmolc/kg de argila e atividade baixa (Tb), valor inferior a 27 cmolc/kg de argila, ambos sem correção para carbono.
O primeiro passo é organizar todos os dados necessários para calcular o indicador de desempenho. Digamos que você queira calcular um indicador financeiro, por exemplo, o indicador de lucratividade. Para isso, será preciso organizar duas colunas de dados: a receita mensal e o lucro mensal do período analisado.
Saiba como estão os principais indicadores que medem o desempenho da economia do País