Para referenciar um texto simples, apenas disponibilizado na página eletrônica, você deverá colocar o último sobrenome do autor em caixa alta, o nome e outros sobrenomes do autor apenas com a primeira letra de cada um deles em caixa alta, o título do artigo em negrito, a expressão Documento eletrônico.
Modelo de Referência ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do autor do artigo. Título do artigo. Título da Revista, local de publicação, volume do exemplar, número do exemplar, p. (página inicial e final do artigo), mês, ano de publicação.
Referência de artigo e/ou matéria de site em ABNT
Para cada citação de site, na sua referência deve constar os seguintes dados:
No contexto científico e acadêmico, este termo é utilizado como sinônimo de “citado por” nas referências bibliográficas e é empregado sempre que se inserir no texto uma citação de um autor que foi encontrada em outra obra.
Termo é usado para indicar que o autor do texto estudado fez uma citação ao trabalho de outra pessoa; veja como citar um apud.
Apud, que significa “citado por, conforme, segundo” é a expressão usada para fazer citação de citação. Esse é um recurso utilizado nos trabalhos acadêmicos quando você quer citar um autor que tenha sido citado pelo autor e obra que está lendo.
Porém, quando se trata de como fazer uma citação na redação do Enem ou outros vestibulares e concursos, fica muito mais fácil: basta referenciar o autor antes ou após a citação e colocá-la entre aspas, quando se tratar de uma citação direta.
* Apud (citado por, conforme, segundo): Citação de um autor que não se faz por meio da fonte original, mas por terceiros. Deve-se evitar quando possível este tipo de citação, principalmente quando a obra citada é facilmente encontrável. Ex.: Atanasiu, et al. (1951 apud REIS; NÓBREGA, 1956, p.
Citação de mais de dois autores Cita-se o primeiro autor seguido da expressão "e col." (abreviatura de "e colaboradores") ou "et al." (abreviatura da expressão latina "et alii", que significa "e outros").
O que é o et al? É uma sigla em latim que deve ser utilizada sempre que for feita uma citação ou menção de um texto que tenha autoria de mais de três pessoas. A utilização da abreviatura é convencionada de modo diferente de acordo com a norma, padrão ou formato que indica a sua utilização.
Uma dessas expressões que vieram para tirar o juízo da gente é o et al. A abreviatura de et alii ou et alíus e outros variantes de gênero é proveniente da nossa língua materna, o latim e tem como função facilitar a menção a um conjunto de autores(as).
Para três, quatro ou cinco autores, deve-se informar o sobrenome de todos os autores na primeira citação; para as citações subsequentes, incluir o sobrenome do primeiro autor seguido de et al. (sem itálico). Nota: Ao citar um trabalho no texto, deve-se usar "e"/ "and"/ "y" antes de último sobrenome.
– Até 3 autores: coloque o sobrenome de todos. Exemplos com uma citação direta e uma indireta (observe a formatação e a pontuação): Segundo Gatti e André (2010, p.
LIVRO: ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor et al. Título. Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação.