O lugar que o kiwi gosta O kiwi é uma planta de região de temperatura amena, subtropical porém é bastante resistente às variações de temperatura, tanto para o frio quanto para o calor.
Resposta. A planta que produz kiwis chama-se actinidia.
Como o quivi (kiwi) é uma planta trepadeira, precisa de um bom suporte, como cruzeta em “T”, pérgola ou cerca, para se desenvolver sem que seu caule se quebre. Para produzir uma planta vigorosa, a muda de quivi (kiwi) deve ser de boa qualidade e procedência, além de idônea e com um ano, no mínimo.
Solo junto ao pé sempre limpo de ervas.
A época ideal para a poda é a última semana de janeiro ou a primeira semana de fevereiro. Diferentes medidas tomadas a cada ano nos primeiros anos estabelecem a estrutura da planta. Após o primeiro ano de crescimento, corte as vinhas para três a cinco brotos.
Se houver necessidade de reduzir o comprimento de um galho maior, faça a poda junto a um galho secundário ou a uma gema. Cortes realizados entre gemas ou galhos podem resultar no apodrecimento do caule, na produção de brotos e em crescimento desordenado. Pequenos galhos podem ser cortados com tesouras de poda manual.
Antes de podar um galho, procure uma espécie de “colar” situado em sua base. Corte rente a ele mas deixe-o intacto. Desta forma a árvore irá se recuperar de um jeito muito mais rápido e saudável. Ao menos ⅔ da altura total de uma árvore deve ser composta por galhos saudáveis para que ela sobreviva.
Através da poda seletiva podemos criar uma planta com a altura e diâmetro de nosso interesse, ou mesmo potencializar a produção de flores ou frutos.
Faça uma poda leve no verão. Por exemplo, apare no verão para controlar a altura. Você também pode cortar um ou dois galhos pela metade se estiver tentando criar uma ramificação mais grossa. Faça a poda leve no começo do verão, pois mais tarde, você pode acabar cortando os brotos de frutas que estão surgindo.
Use a tesoura para cortar as pontinhas que estiverem crescendo em áreas onde você não quer que tenha novos galhos. Como a poda intensa tende a reduzir a produção de frutos e fazer a árvore crescer muito rapidamente, os cortes pequenos e frequentes são uma forma melhor de manter o crescimento do abacateiro controlado.
Regue sua árvore todos os dias, mas cuidado para não deixar a terra ficar encharcada e formar lama. Você pode ver o excesso ou falta de água pela cor das folhas do abacate também. Se estiverem amareladas, diminua a quantidade de água, pois provavelmente está encharcado o solo.
O abacate possui duas podas: uma de formação e uma de fortificação. O ideal é podar desde o começo.
Você vai perceber galhos laterais mais longos apontando para fora do caule central quando o pé de abacate tiver crescido mais um pouco. Apare as pontas quando os galhos alcançarem 15-20 cm de comprimento. Podar estes galhos vai evitar o crescimento externo e ajudar sua planta a manter um tamanho adequado para o vaso.
Adubação de cova: 20 litros de esterco de curral, ou 4 litros de esterco de galinha, 250g de P2O5, misturando bem com a terra da superfície, 30 dias antes do plantio. Em cobertura, aplicar 60g de N fracionado em 3 vezes no período chuvoso aos: 30, 90 e 150 dias após o pegamento da muda.
Outono
A poda das macieiras deve ser realizada idealmente entre Janeiro e Março, evitando por isso que este procedimento seja feita nos meses anteriores a este período. Se o fizer, as macieiras ficarão mais sensíveis ao aparecimento de doenças além de que a probabilidade de que o tronco e ramos danifiquem é superior.
Portanto, faça a poda no final do Inverno ou no começo da Primavera, antes que ela chegue ao período de florescimento. Apesar de não ser obrigatória, a poda incentiva o crescimento e embeleza as plantas do jardim.
lua minguante
Poda e adubação Pode ser feita em intervalo de seis meses, com esterco ou adubos orgânicos. Já a poda, deve acontecer em um período específico: no inverno, antes do florescimento da árvore. O corte deve ser inferior a 30% da copa da jabuticabeira e somente uma vez ao ano.
Doenças, tempo seco e má formação podem exigir o processo O período mais seco do ano, durante a época de pouca atividade das fruteiras, é o mais indicado para o procedimento, o qual deve ser realizado, sempre que possível, após a colheita dos frutos.
No caso do corte de árvores frutíferas tal ato era tido como crime de injúria ao rei, assim, o que se protegia eram os bens da coroa e não o meio ambiente. frutíferas, imputando-lhe nova penalidade, aquele que cortar arvore frutífera será degredado para o Brasil.
Podando uma árvore recém-plantada. Plante a sua árvore de romã no fim do inverno. Quanto tiver uma nova árvore de romã, comece a podá-la imediatamente. Como a melhor época para podar uma romãzeira é no inverno, quando ela está dormente, você deve plantá-la entre o início e o meio do inverno.
As mudas da romãzeira respondem positivamente a adubação mineral com NPK; A dose com 300, 200 e 200 mg kg-1 de NPK por kg de substrato em mudas de Punica granatum L.