FRUTOS ENSACADOS Indicada para proteger frutos maiores, como manga, goiaba, banana, pêssego, caqui, nêspera, melão e maracujá, a técnica de ensacamento consiste no uso de saquinhos de papel-manteiga, papel encerado ou TNT para embalar os frutos enquanto eles se desenvolvem, mantendo assim as moscas afastadas.
Para acabar com esse problema, basta ensacar as goiabas assim que atingirem de 2 a 3 cm de diâmetro. É importante que se faça um rasgo na parte inferior do saquinho para que não haja umidade excessiva em seu interior. O material para ensacamento dos frutos pode ser adquirido em casas especializadas do ramo.
Os saquinhos utilizados na técnica são de papel parafinado e podem ser encontrados em lojas especializadas no ramo agrícola. De acordo com o engenheiro agrônomo da Casa da Agricultura de Campinas, Geraldo Magela, o processo de ensacamento deve ser feito quando as frutas estiverem com tamanho de 2 a 4 centímetros.
A poda da goiabeira deve ser feita a cada dois meses. Com esse cuidado, é possível produzir frutas mais de uma vez por ano no mesmo pé. “Se não for bem podada, bem conduzida desde o início, a planta não vai produzir goiabas grandes, bonitas.
Coloque seu pote em uma área com sol pleno. As goiabas não precisam de muita água, mesmo no tempo quente. Durante o verão, regue sua planta de goiaba 2-3 vezes por mês, profundamente. As goiabas são resistentes à seca, então tente não molhá-las demais, especialmente durante o inverno.
um ano
O segredo para produzir goiaba o ano inteiro, aliando técnicas de adubação e irrigação, está na poda. Os galhos que já deram frutos são cortados e os novos nascem cheios de flores. Desta forma, ele chega a colher 22 toneladas por mês.
Produtividade normal: 15 a 50 t/ha de frutos (70 a 200 kg/planta/ano, de frutos), dependendo de diversos fatores tais como espaçamento, cultivar, clima, solo e tratos culturais.
Em apenas quatro meses de plantio, a lavoura já começa a apresentar alguns frutos. Conforme Valdemar, sozinho dá conta de colher dois quilos de maracujá por pé, ou seja, 600 quilos por semana. E já contabiliza que em apenas um mês de produção poderá colher 2,4 mil quilos e obter um lucro de R$ 9,6 mil.
Goiaba Gigante Vendemos 1 muda de (goiaba branca/gigante) por 140 reais. As pessoas compram a fruta com a gente, para consumo porém vendemos as mudas caso a pessoa queira plantar no quintal de casa ou no sítio. Elas são grandes e pesadas.
Para uma boa nutrição, faça adubação orgânica com uso anual de cerca de 25 litros de esterco de curral por planta. No caso de adubação química, a análise do solo mostra as quantidades necessárias de nutrientes.
O solo ideal para receber a planta deve ser rico em matéria orgânica e com boa retenção de umidade, porém nunca encharcado.
Podem estar relacionados ao ambiente ou serem inerentes à própria planta. Por exemplo, o clima possui grande influência na produção, seja por fornecer condições adequadas ou inadequadas à planta, assim como as pragas e doenças. Nutrição desbalanceada também interfere tanto na produção quanto na qualidade da cultura.
Faça uma poda mínima para garantir uma abundância de frutos.
O Bonsai de Amoreira deve ser regado somente quando a terra do vaso estiver quase seca. Mas atenção: se a umidade do ar estiver baixa e a temperatura acima de 20 °C, a planta precisa ser regada todos os dias. Alimentação: A Amoreira deve ser adubada da primavera ao verão, e não durante o inverno.
Plante em solo bem profundo e úmido. Se as mudas não estiverem plantadas no local definitivo, o transplante deve ser feito quando atingirem uma altura de até 30 centímetros. Se for plantar várias mudas, o espaçamento entre elas deve ser de, no mínimo, dois metros. A adubação deve ser feita com húmus e fosfato.
Aconselho a deixar ela secar uns dias antes de começar. Depois coloque as sementes numa peneira e lave bem. Lave bastante até sair todos os restos da fruta. Depois coloque uma camada de papel toalha úmido em um potinho e espalhe as sementes em cima.
Produção Os primeiros frutos começam a surgir a partir de um ano e meio após o plantio. Em geral, o período de frutificação aqui ocorre entre setembro e novembro, apesar de depender da região onde a amoreira estiver plantada.
Lembre que seu vaso precisa de furos na parte inferior para que a água, em cada rega, seja escoada, evitando que a terra fique úmida demais e hospede fungos. Depois de depositar seu material escolhido para drenagem, coloque a terra misturada ao adubo de sua preferência.