O processo de formação dos países europeus se deu através da constituição de Estados nacionais, iniciada a partir do século XII, dos quais um dos primeiros foi Portugal, e da unificação de territórios identificados como um mesmo povo, como é o caso da Alemanha e da Itália, somente totalmente unificados no fim do século ...
A importância do continente europeu reside no fato de este ter sido o palco das maiores transformações da história da humanidade e de algumas de suas mentes mais brilhantes, como a Segunda Guerra, a Revolução Industrial na segunda metade do século XVIII e as teorias de Copérnico e Einstein, europeus que mudaram a ...
A cultura europeia tem tanta influência no restante do mundo por diversos fatores. Entre os principais estão a colonização e o imperialismo. Isso porque durante o processo de colonização, não apenas era feita a mineração de recursos do local, mas um sistema que visava implantar sua cultura.
Os líderes da União Europeia acreditam ainda na força da economia brasileira emergente, investindo principalmente na ideia de um país cheio de recursos naturais renováveis, como o biocombustível, além da riqueza em potencial proporcionada pela diversidade biológica contida na floresta amazônica.
O continente europeu é tido como o principal influenciador da cultura do Ocidente. Nas Américas essa influência aconteceu, principalmente, pelos países colonizadores, com destaque para Portugal, Espanha e Inglaterra, além de França e Holanda.
Atualmente, com o estágio avançado que se encontra a Globalização, a cultura europeia ainda exerce grande influencia no mundo, na arte, na ciência. As expressões “civilizado” e “selvagem”, surgem desses período colonial e da dominação exercida pela Europa.
XV, quando países europeus – liderados por Portugal e Espanha – lançaram-se na conquista dos mares. ... A dominação portuguesa no Brasil é um bom exemplo de colonialismo, assim como a colonização da África, destruição da cultura dos povos andinos e a influência da cultura americana em países subdesenvolvidos.
O domínio europeu no mundo teve início durante os séculos XV e XVI, por meio da busca da expansão de seu território, isso foi possível através das grandes navegações, no qual se fazia necessário extrair riquezas em outros continentes para suprir as necessidades do mercado em constante expansão, uma vez que crescia o ...
a. Os acontecimentos mais relacionados com a hegemonia europeia mundial compreendem os processos de colonização ocorridos em diversas regiões do mundo, onde países europeus eram as nações colonizadores, autodeclaradas civilizadoras.
Resposta. Não somente por influência de sua política diplomática, mas também por sua continuação, os conflitos armados, os europeus exerceram grande influência ao redor do globo.
Resposta. Resposta: A Hegemonia Europeia foi basicamente o acúmulo de poder militar, político e econômico da Europa em relação ao resto do mundo, o que significa que os europeus conseguiram vencer e explorar territórios de outros povos e nações.
As novas fontes de energia (eletricidade e petróleo) levaram ao abandono do vapor e à utilização de máquinas de maior potência energética e, em decorrência disso, verificou-se grande aumento da produção industrial e novos processos mecânicos de produção.
A Europa passa a ter seu grande poder a partir das grandes navegações, que com o passar do tempo começaram a fazer parte da articulação do mundo e assim da dominação de diversos locais, levando mais riqueza para a Europa.
A Hegemonia Europeia é basicamente o acúmulo de poder militar, político e econômico da Europa em relação ao resto do mundo, o que significa que os europeus conseguiram vencer e explorar outros povos e nações.
Resposta. Resposta: Após a Primeira Guerra Mundial, com a emergência dos Estados Unidos na condição de potência industrial, a hegemonia europeia começou a declinar, apesar de manter até os dias atuais grande presença política, econômica e científica nas relações internacionais.
A supremacia do dólar e o domínio da economia mundial pelos Estados Unidos estão entre as principais consequências da guerra que devastou a Europa entre 1914 e 1918, acabando com séculos de hegemonia europeia no planeta. ... As potências europeias perderam no conflito a maior parte de suas reservas de ouro.
Arrasada pela Segunda Guerra Mundial, a Europa perdeu a hegemonia que possuía antes do conflito. ... d)Guerra Fria foi uma guerra permanente na qual as duas superpotências evitavam o confronto militar direto, ao mesmo tempo em que buscavam conquistar aliados e expandir suas áreas de influência.
A Segunda Grande Guerra foi decisiva porque diversos fatores fizeram com que os Estados Unidos se tornasse uma potência mundial após 1945, ano em que terminou a segunda guerra.
Um dos principais motivos que conduziram os Estados Unidos a se despontarem como potência mundial foi o financiamento ou o empréstimo que a nação forneceu aos países europeus para a reconstrução das nações destruídas pela guerra, esse processo foi denominado de plano Marshall.
Ao fim dela, o Estados Unidos da América deixam de ser um país periférico e se tornam uma potência mundial. ... Durante a maior parte da Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918), os Estados Unidos mantiveram postura isolacionista.
Após a Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos, assumiram a hegemonia econômica do planeta. Passaram de devedores a credores no mercado internacional. Fizeram grandes empréstimos para a reconstrução da Europa, ao mesmo tempo exportavam bastante para o continente.
Paralelamente, os prejuízos econômicos trazidos aos países envolvidos foram enormes. Cerca de um terço das riquezas acumuladas pela Inglaterra e pela França foram perdidas com a Primeira Guerra. O parque industrial europeu foi quase reduzido pela metade e o potencial agrícola sofreu uma queda de 30%.
Os Estados Unidos se tornaram, depois da Primeira Guerra Mundial, a economia que mais rapidamente crescia no mundo capitalista, passando a exportar produtos e serviços para os países europeus, que haviam sido devastados pelo conflito.
Os Estados Unidos quase não lutaram na 1ª Guerra Mundial mas uma coisa fizeram produziram muitos Armamentos e Alimentos no qual se tornou o maior produtor mundial e assim os "EUA" vendiam esse produtos para a Europa que estava precisando muito em meio a guerra pois faltava tudo assim muitos países compravam mais e mais ...
Os EUA se beneficiou com a Primeira Guerra pois comercializava com os países europeus, vendia armamentos, etc. No final da Guerra os europeus entraram em crise e precisavam serem consumidores dos americanos, dessa forma os EUA se tornou a maior potência da época.