por frango, o Índice de Conversão alimentar (I.C.A.) pode ser então calculado dividindo-se 4250 (Consumo médio de ração por ave) por 2360 (ganho de peso médio por ave), resultando em 1,80. Isto equivale a dizer que, para cada quilo de ganho de peso da ave foram necessários 1,80 Kg de ração.
Scot Consultoria: Qual a diferença entre os conceitos de eficiência alimentar e conversão alimentar? ... André Lasmar: A diferença entre conversão e eficiência alimentar é que a conversão é a razão entre o consumo pelo ganho de peso diário, já a eficiência alimentar é a razão do ganho de peso diário pelo consumo.
A eficiência alimentar é uma medida de quão bem suas vacas convertem os nutrientes consumidos em produtos comercializáveis: leite, carne e bezerros. ... A eficiência alimentar pode ser definida simplesmente como quantidade de leite produzida (em Kg) por Kg de matéria seca (MS) consumida.
O ganho de peso, a conversão alimentar e o custo da dieta são os fatores determinantes da eficiência econômica. Quanto melhor for à conversão alimentar para uma mesma dieta, menor será o custo da @ engordada.
– Até completarem seis semanas de vida, forneça aos frangos ração inicial de corte. Ela fornece às aves até 24% de proteína; – Após as seis semanas, passe a alimentar os frangos com ração final peletizada, por conterem de 16 a 20% de proteína; – Luzes acesas durante a noite estimula as aves a comerem mais.
O consumo neste período é de aproximadamente 100 g por animal ao dia, ou seja, para 100 frangos 10 kg de ração ao dia e deve ser fornecido a ração Frango Engorda.
Você precisará de 14 a 23 kg de ração inicial de corte para 10 pintos. 2 Compre ração final pelletizada para alimentar os frangos das seis semanas até o abate. O conteúdo de proteína é de 16 a 20 por cento. Você precisará de 7 a 9 kg de ração para 10 aves.
Cada pintinho, do crescimento até o abate, consome 4,3 quilos de ração. Ganha 50 gramas/dia em peso, sendo abatido com 2,5 quilos, em média.
Para cada 1 kg de ração ingerida pelo frango, esta deve ser transformada em 1 kg de peso vivo, valor ideal para o abate da ave.
Atualmente, as aves alcançam um peso médio de 2,600 kg em apenas 42 dias de vida, consumindo 4,600 kg de alimento. O crescimento da ave é tão rápido que um pintinho de 1 dia, com 50 gramas, aos 40 dias pesará aproximadamente 2,5 kg, ou seja, seu peso aumentará 50 vezes.
Receita para cada fase de desenvolvimento da ave:
Ração para galinhas sacos de 30 kg a partir de R$ 75,00 Ração de excelente qualidade ( inicial, crescimento, engorda e postura).
Durante estes 2 meses, muitos pintos morrem por causa da fome, do frio e dos predadores. Entre os 2 e 6 meses, a jovem galinha continua a crescer e, aos 6 meses, pode começar a reproduzir-se, quer dizer a pôr ovos.
Se o destino da galinha for o abate, opte pela ração de engorda. Pode-se acrescentar milho à alimentação, na proporção de uma parte de milho para duas partes de ração. Há quem prefira criar galinhas caipiras soltas no pasto, fornecendo apenas uma refeição de milho ao dia.
No frango caipira para corte, as etapas têm um início que é de 28 dias, uma fase de crescimento de até 56 dias e depois o abate com 57 dias. O período de confinamento é de 28 dias. Nesse período, as aves devem ter acesso ao alimento verde.
A ave adulta come em média 120 gramas de ração/dia. Se a ave é alimentada apenas com ração, a final dos 120 dias a ave consome 10 kg de ração. Intercalando-se ração, milhos e outros complementos, o consumo de ração por ave fica em torno de 6 Kg/ave para o ciclo de criação.
Certifique-se que o nível de proteína é bem próximo a 16%, caso suas aves sejam destinadas à postura. Já os frangos em crescimento destinados ao corte devem consumir ração de crescimento que contenha até 20% de proteína; - Ao completarem 10 semanas de vida, insira restos de comida na alimentação dos frangos.
Para que os patos ganhem peso e cresçam saudáveis, inicialmente deve-se ministrar a ração peletizada (patinhos de 14 dias). Dos 15 aos 35 dias de vida, poderá ser fornecida aos patos a ração comercial de crescimento. Já dos 35 ao abate, o avicultor poderá oferecer a ração de engorda.
Racao de engorda para frango
Neste sentido, junto ao milho, dois tipos de alimento devem ser inseparáveis na dieta alimentar das galinhas caipiras poedeiras. São eles: o farelo de soja e de trigo. O melhor? Podem ser facilmente encontrados em qualquer região do País.
Preparando a ração Dessa ração, recomenda-se oferecer aproximadamente 100g para cada animal ao dia, complementando a dieta com outros elementos, como frutas, verduras, tubérculos e gramíneas. Vale ressaltar que a água deve ser servida fresca, limpa e sempre à vontade às aves.
De fato, o maior custo na criação das aves está ligado diretamente com a produção de ração balanceada....Ração para Fase de Crescimento na Criação de Frango Caipira (de 31 a 60 dias)