Essas estruturas, também chamadas de brônquios primários, subdividem-se nos brônquios lobares (ou de segunda ordem). À direita, há três destes: superior, médio e inferior; e, à esquerda, somente o brônquio superior e o inferior. Dos brônquios lobares seguem os brônquios segmentares (ou de terceira ordem).
Remédio caseiro para Bronquite
Sintomas de Bronquite
Asma é o estreitamento dos brônquios (canais que levam ar aos pulmões) que dificulta a passagem do ar provocando contrações ou broncoespasmos. As crises comprometem a respiração, tornando-a difícil. Quando os bronquíolos inflamam, segregam mais muco o que aumenta o problema respiratório.
A asma é uma doença pulmonar inflamatória crônica (de longa duração), caracterizada pelo fechamento reversível dos brônquios (tubos que ligam a garganta aos pulmões, por onde passa o ar). Como consequência, o paciente apresenta chiado, falta de ar, tosse seca e aperto no peito.
Durante a crise de asma, os brônquios se inflamam e reduzem a passagem de ar, causando sintomas como tosse, falta de ar, chiado e aperto no peito. O principal motivo para ter dificuldade de respirar é a exposição a agentes irritantes.
8 maneiras de controlar a asma
“Existem teorias de que poderia estar relacionado com o ritmo circadiano do corpo (ciclo de 24 horas). Níveis de hormônios, como o do hormônio do estresse (cortisol), mudam durante a noite, o que afeta as vias aéreas.
Asma - causas
Asma pode se desenvolver em qualquer fase da vida A profissional ressalta, entretanto, que a asma é uma doença comum na população e que pode surgir em indivíduos de qualquer idade.
6 opções de Remédios naturais para Asma
Como prevenir ataques de asma
O pulmão do asmático é diferente de um pulmão saudável, como se os brônquios dele fossem mais sensíveis e inflamados - reagindo ao menor sinal de irritação. Se pensarmos em uma pessoa sem a doença, ela sofrerá uma falta de ar quanto estiver exposta a grandes irritações, como a fumaça de um incêndio.
Entendendo uma crise asmática “O fluxo de ar se reduz nas vias aéreas devido ao inchaço na mucosa, à produção de muco e ao espasmo da musculatura que envolve os brônquios.”, explica o pneumologista Ciro Kirchenchtejn. Assim, os pulmões deixam de receber oxigênio, fundamental para o funcionamento do restante do corpo.
Oxigênio deve ser administrado imediatamente a todos os pacientes com asma aguda que apresentarem saturação do O2 menor ou igual a 93%, através de cânula nasal com fluxo de 2 a 3L/min. No paciente com asma aguda "pura", o risco de induzir depressão respiratória é insignificante.
Alimentação e exercícios Vegetais crucíferos, como couve flor e brócolis, alimentos ricos em Vitamina C, fibras, peixe e frutas, são benéficos para esses pacientes.
Dentre os esportes, recomenda-se a prática de atividades aeróbicas quando o paciente está com a sua asma controlada. A natação é um dos esportes aeróbicos sempre recomendados. Outras modalidades esportivas também são indicadas, dentre elas: corrida, ciclismo, remo, futebol, basquete e vôlei.
Os exercícios físicos indicados para asmáticos são: Natação: por estarem na piscina, os praticantes têm contato com um ar mais úmido. Isso evita que o gatilho da crise de asma seja ativado; Caminhada e bicicleta: exercícios aeróbicos para asmáticos são a opção mais indicada.
Como fortalecer o pulmão? 6 alimentos bons para o seu funcionamento