Com relação à indústria alimentícia, muitos fungos são comestíveis e utilizados na alimentação humana, como é o caso dos cogumelos ( champignon e shitake). Além disso, podem ser utilizados na fabricação de alimentos, como o queijo e o pão, e de bebidas alcoólicas, como o vinho e a cerveja.
Verificado por especialistas Os fungos deuteromicetos são considerados imperfeitos por causa da sua reprodução sexuada. Dentre eles há subespécies com características diferentes, como os que podem apresentar núcleos diferenciados num mesmo citoplasma formado núcleos diploides.
A importância ecológica das plantas é a de sustentação de todas as formas de vida. ... Toda a energia da cadeia alimentar vem dos seres produtores, que utilizam a energia solar para produzir biomoléculas, através da fotossíntese, e os animais se alimentam das plantas.
O aspecto negativo dos fungos são as doenças causadas por eles, já que algumas espécies são parasitas. No ser humano, provocam micoses e candidíase, entre outras e nas plantas provocam doenças como a ferrugem do cafeeiro.
- Eles são decompositores de matéria orgânica, é por isso que contribuem para a solubilização de nutrientes para plantas e solo. Alguns agem como controladores biológicos impedindo o crescimento de bactérias. - Eles são usados para a produção de antibióticos, como a penicilina.
A biodeterioração é um processo complexo e de difícil solução, ocasionado pelos agentes biológicos que provocam alterações de diversas naturezas nos objetos e coleções de valor cultural, tornando necessária a aplicação de tratamentos drásticos para sua eliminação e controle, com os consequentes prejuízos.
Os fungos tem como habitat, os mais diferentes substratos. A grande maioria dos fungos vive no solo fazendo parte da reciclagem dos materiais na natureza. São encontrados também nos vegetais, na água, nos animais, etc.