A irritabilidade pode ser definida como a capacidade de um ser vivo de responder a diferentes estímulos. A luz, a gravidade e a pressão, por exemplo, são exemplos de estímulos que podem desencadear resposta em um determinado organismo.
Irritabilidade é uma resposta excessiva a um estímulo. A irritabilidade pode se manifestar de diversas formas, desde uma contração num organismo unicelular ao ser tocado até respostas envolvendo os sentidos de animais e plantas superiores de forma complexa.
A irritabilidade é a capacidade dos seres vivos de responder a estímulos internos ou externos, tais como luz, pressão e temperatura.
Quando falamos sobre irritabilidade em Biologia, referimo-nos à capacidade dos seres vivos de responderem a estímulos, internos ou externos, ou mudanças no meio. Essa resposta pode ocorrer de várias formas, como o afastamento ou o crescimento em direção a esse estímulo.
A irritabilidade é uma capacidade presente em todos os seres vivos, mas a sensibilidade é uma característica exclusiva dos animais. Entende-se por sensibilidade a capacidade de detectar e processar a informação gerada por um estímulo. Ela é exclusiva dos animais porque apenas esses seres possuem sistema nervoso.
substantivo feminino Capacidade de perceber sensações físicas; tendência natural para reagir aos estímulos físicos: sensibilidade à dor. Disposição para sentir ou para se emocionar diante de algo ou alguém. Facilidade para se ofender; que tende a se magoar facilmente.
Significado de Irritabilidade substantivo feminino Estado, qualidade do que é irritável; propensão para irritar-se. [Biologia] Propriedade que possui uma célula ou um ser de reagir às excitações externas.
É uma mistura de nervosismo com excitação, uma atividade do organismo além do ritmo normal. São alterações de comportamento que geram inquietação, irritabilidade e picos de tensão (Bernik, et al. 2010).
Particularidade do que é irretratável. [Jurídico] Particularidade das ações judiciais que não podem ser revogadas e/ou desfeitas. Etimologia (origem da palavra irretratabilidade).