Os instrumentos mais conhecidos que são utilizados para medir segmentos de reta são: régua, trena e fita métrica. Já o resultado proveniente da Geometria Analítica depende da localização dos pontos A e B e baseia-se no cálculo do comprimento da hipotenusa de um triângulo retângulo.
As retas são objetos que possuem uma dimensão apenas, assim, só é possível tomar uma medida em qualquer objeto que esteja definido dentro de uma reta: o comprimento.
A distância dos pontos A e B é o segmento da reta r. Por ser um “pedaço” de uma reta podemos medir o seu comprimento (distância entre dois pontos de uma reta), assim possuindo seu ponto médio (ponto que separa o segmento ao meio).
A distância entre um ponto e uma reta é calculada unindo o próprio ponto à reta através de um segmento, que deverá formar com a reta um ângulo reto (90º). Para estabelecer a distância entre os dois necessitamos da equação geral da reta e da coordenada do ponto.
Olá. RESPOSTA: D = 2√2 é a distância entre os dois pontos.
No centro da reta fica o zero, que é sua origem. No caso de a reta ser horizontal, temos do lado direito da origem os números positivos ex:+4 , e do lado esquerdo da origem os números negativos. No caso de a reta ser vertical, temos acima da origem os números positivos, e, abaixo da origem, os números negativos.
A distância da origem à reta de equação 3x - 4y = 10 é 2. A distância entre um ponto e uma reta é o menor segmento perpendicular à reta que passa pelo ponto.
O plano cartesiano é um sistema de coordenadas bidirecional, utilizado para representar coordenadas. Ele é muito importante no estudo da matemática, principalmente no âmbito de funções.