Significado de Água-viva substantivo feminino [Zoologia] Cnidário marinho de corpo mole, consistência gelatinosa e transparente, possuidor de tentáculos cujas células podem causar queimaduras graves ao entrar em contato com a pele humana. Água abundante de sai de uma fonte ou nascente.
De acordo com Szpilman, a “invasão” de águas-vivas acontece porque é verão, época de reprodução de muitas espécies desses seres invertebrados, e isso gera aglomerações de fêmeas e machos. Basta uma corrente mais forte para empurrá-los para uma determinada região ou praia, gerando a tal “epidemia”.
Na reprodução da água-viva, a fase sexuada acontece na forma de medusa, a fase mais desenvolvida do ciclo; a assexuada ocorre na forma de pólipo, que é reduzida. Observe o esquema: Depois que os espermatozoides fecundam o óvulo, forma-se o zigoto, que se desenvolve e origina um embrião.
O corpo de uma água-viva adulta é composto de uma substância gelatinosa em forma de sino que envolve sua estrutura interna, da qual os saem vários tentáculos. As águas-vivas são um dos seres mais intrigantes do reino animal têm muitas formas e cores diferentes e variam em tamanho.
Resposta. O veneno das águas-vivas podem permanecer em seus tentáculos mesmo depois de o animal morrer, portanto não devemos tocá-las nem quando estiverem mortas, para evitar ferimentos.
Normalmente quando uma criatura tem um nome sugestivo de 'imortal', é sempre algo interpretado de forma não-literal. Mas não é bem assim no caso das regras biológicas dessa água-viva. Essa água viva, chamada Turritopsis nutricula, simplesmente não consegue morrer de causas naturais.
O ser humano já tentou inúmeras vezes ser imortal, mas o fato é que não podemos contrariar a lei da vida, já que todos os seres vivos possuem um fim. No entanto não a turritopsis dohrnii – uma espécie de água viva conhecida por ser imortal.
Também conhecida como medusa, essa criatura possui células chamadas cnidócitos, dotadas de filamentos que injetam toxinas na pele de suas vítimas, produzindo a sensação de queimadura.
O contato com as substâncias produzidas pelas águas-vivas não causa apenas dor. Em algumas pessoas, pode provocar vômitos, dores de cabeça e abdominais, sensação de constrição na garganta, paralisia, convulsões, câimbras, insuficiência respiratória e arritmias cardíacas.
Resposta. Porque possuem cnidoblastos, que são células capazes de injetar um líquido tóxico quando entram em contato com outro organismo.
Os cnidários tem importância econômica, e servem para manter o equilíbrio ambiental, são alimentos de alguns animais aquáticos, como as tartarugas que comem as água-vivas . Eles comem alguns seres que podem se tornar pragas no ambiente marinho.
Resposta. Uma importância dos cnidários é a ecológica porque eles formam barreiras de corais. As barreiras de corais são grandes indicadores de ataque ao meio ambiente. Agora as esponjas são largamente utilizadas para substituir as artificiais para o banho.
Os poríferos possuem grande importância ecológica – fazem simbiose com organismo fotossintéticos (zooxantelas – matriz amarelada ou cianobactérias – matriz verde, violeta, marrom), vivem em águas rasas e claras, aumento na taxa metabólica entre 33% e 80%. Abriga grande comunidade de organismos aquáticos.
As esponjas têm enorme importância ecológica porque fornecem abrigo para diversos outros animais, além de filtrar grandes quantidades de bactérias e matéria orgânica em suspensão na água.
O amebócito é uma célula encontrada no filo Porifera. Não tem forma corporal definida e possuem deslocamento livre pelo mesoílo. Podem assumir diferentes funções, mas as funções principais são a digestão, transporte e distribuição de nutrientes para as demais células do corpo da esponja.