Pressionar as ponteiras do multímetro em cada anel coletor do rotor, o valor encontrado pode variar entre 2,0 Ohms e 4,5 Ohms para linha 12V e entre 8,0 Ohms e 15 Ohms para linha 24V. Valores inferiores ao mínimo influenciarão na queima prematura do regulador de tensão.
Aqui vai o passo-a-passo:
Lembre-se, segurança em primeiro lugar! 2-) Desligue a bateria de seu veículo, você estará mexendo na parte elétrica, então há riso de choque. 3-) Com a chave philips, retire os dois parafusos que prendem o regulador no alternador. O regulador é essa peça preta, que fica fora do alternador.
Desconecte o cabo negativo da bateria. Remova as braçadeiras plásticas da mangueira. Desconecte os chicotes elétricos e remova a porca do chicote positivo. Solte os parafusos de fixação do alternador da Ranger.
Re: Retirada de Alternador Se seu Monza for o tubarão, é só tirar a correia do alternador, soltar as ligações elétricas do alternador (desligue o negativo da bateria antes), soltar os 3 parafusos que seguram o bicho no seu berço e puxar para baixo e para trás, com muito cuidado para não deixar cair (é pesado).
Alternador Kadett, Monza $100,00.
Trocar todo o conjunto custa cerca de R$ 400. Outro defeito frequente é no regulador de tensão. “Quando o problema é nessa peça, o sistema se sobrecarrega e as lâmpadas começam a queimar”, diz Sérgio Torigoe, da Auto Elétrica Torigoe (2097-8440), na zona leste. Ele cobra a partir de R$ 180 para trocar esse dispositivo.
Com o motor desligado, verifique a correia para ver se a mesma está bem tensionada. Folgas na correia, geralmente a Poly-V, ocasionam mau funcionamento do alternador. Caso esteja folgada, vá até o tensor de correia, solta a porca que o segura na posição e puxe-o até que a correia esteja bem tensionada.