Dez maneiras de salvar a vida selvagem
Quem procurar? Para realizar a entrega do animal, é preciso ligar para o Ibama (, para o batalhão da Polícia Ambiental local ou para o Centro de Manejo de Fauna Silvestre, que se divide em Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) e em Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS).
Para realizar a entrega do animal, é preciso ligar para o Ibama (, para o batalhão da Polícia Ambiental local ou no Centro de Manejo de Fauna Silvestre, que se dividem em Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) ou em Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS).
Animal silvestre é todo animal que não é domesticado, vivendo em ambientes naturais tais como florestas, savanas, lagos, oceanos, dentre outros. Os animais silvestres podem ser nativos ou exóticos.
Vamos evitar a agressão contra esses pequenos bichos. Se encontrar um gambá em sua casa, chame o resgate especializado e ajude a preservar a natureza, com todos os seus filhos.
Ao encontrar um animal silvestre machucado, ligue imediatamente para o Centro de Controle de Zoonoses de sua cidade. Caso não encontre o número ou não tenha condições de procurá-lo - principalmente em áreas remotas sem acesso à internet de qualidade -, ligue para o 190 e contate a Polícia Militar Ambiental.
/div>
Em caso de abandono... Se o pet corresponder às situações de recolhimento do CCZ, pode ligar para a prefeitura recolhê-lo (número 156). Você também pode abrigá-lo, mas, neste caso, leve-o direto para o veterinário.
O proprietário deve ensacar o animal morto e levar a um dos transbordos municipais (Santo Amaro ou Ponte Pequena) que recebem GRATUITAMENTE cadáveres de animais para incineração ou entrar em contato com clínicas veterinárias ou cemitérios de animais que realizam este serviço mediante pagamento.
Geralmente, não é permitido enterrar o animal em um parque público, mas em alguns locais é possível enterrar o bichinho na sua propriedade. Ligue para o veterinário para ver se ele conhece as leis sobre enterro. Entre em contato com o corpo de bombeiros ou com o departamento de polícia, caso ainda não tenha certeza.
É o órgão responsável pelo controle de doenças e agravos transmitidas por animais sinantrópicos e domésticos, através do controle de doenças em cães e gatos com as vacinações permanentes .
A principal maneira de nos protegermos das zoonoses é a destruição rápida da natureza, impedindo a existência de ecossistemas saudáveis e biodiversos." Você concorda com essa afirmação?
As mais comuns são: Brucelose, raiva, salmonelose, listeriose, tuberculose, toxoplasmose, leptospirose, sarna, hidatidose, larva migrans cutânea (bicho geográfico), febre amarela, dengue, tifo, malária, doença de Chagas, etc. É importante ter cuidado com animais doentes e com os produtos de origem animal.
As Zoonoses podem ser classificadas de acordo com seu agente etiológico, os quais incluem vírus, bactérias, fungos, protozoários, príons, rickéttsias ou ácaros.
As zoonoses são enfermidades naturalmente transmissíveis entre os animais e o homem, representando uma importante ameaça à saúde e ao bem estar da população.
Zoonoses são doenças transmitidas entre animais e pessoas e que podem ser causadas por bactérias, parasitas, fungos e vírus. Gatos, cachorros, carrapatos, aves, vacas e roedores, por exemplo, podem servir como hospedeiros definitivos ou intermediários desses agentes infecciosos.
Zoonoses são doenças infecciosas de animais capazes de ser naturalmente transmitidas para o ser humano. Os agentes que desencadeiam essas afecções podem ser micro-organismos diversos, como bactérias, fungos, vírus, helmintos e rickettsias.
A esporotricose é uma micose causada pelo fungo universal da espécie Sporothrix spp, mas causa doenças especialmente em indivíduos que residem em países de clima tropical e subtropical.
Os sintomas da esporotricose aparecem após a contaminação do fungo na pele. O desenvolvimento da lesão inicial é bem similar a uma picada de inseto, podendo evoluir para cura espontânea. Em casos mais graves, por exemplo, quando o fungo afeta os pulmões, podem surgir tosse, falta de ar, dor ao respirar e febre.