Instalação do Oracle Client 10g
Como usar o SQL Plus com a janela de comando do MS-DOS
O SQL*Plus é um utilitário de linha de comando; para executá-lo, digite sqlplus [email protected]/senha no prompt do sistema.
Como se Conectar ao Oracle Database 10g Express Edition
Conectar remotamente significa executar o SQL Command Line (SQL Plus) em uma máquina que não é a máquina onde esta instalada o Oracle Database 10g Express Edition e iniciar uma conexão com o Oracle Database 10g Express Edition através da rede.
Por padrão, o arquivo TNSNames. ora pode ser encontrado em {oracle directory}\network\admin. Por exemplo, C:\Oracle_Client\network\admin.
Transparent Network Substrate (TNS), uma tecnologia de rede de computadores proprietária da Oracle, suporta conectividade homogênea peer-to-peer no topo de outras tecnologias de rede como TCP/IP, SDP e pipes nomeados. O TNS opera principalmente para conexões a bancos de dados Oracle.
Teste se a sequência de conexão SQL*Net pode conectar-se ao listener do banco de dados usando o utilitário TNSPING no diretório ORACLE HOME/bin. O utilitário TNSPING testa se o listener está disponível. Ele não testa se os bancos de dados atrás do listener estão funcionando.
Para testar se o TNS configurado no arquivo tnsnames....ora vai se conextar com sucesso ao Oracle digite o seguinte comando:
Solução
Em SQLDeveloper ver Tools --> Preferences , como mostrado na imagem abaixo. Nas opções de Preferências em expand Database --> select Advanced --> under "Tnsnames Directory" --> Browse the directory que tnsnames. ora está presente. Em seguida, clique em Ok .
Solução
Basta seguir os seguintes passos:
Para aprender banco de dados e SQL é preciso praticar bastante, ou seja, criar os próprios bancos de dados, tabelas, visões, inserir e atualizar registros, fazer consultas, etc. Pra aprender todos esses conceitos não há outra maneira senão interagir com um SGBD real.
Na linguagem SQL, para efetuar consultas , utilizamos a seguinte sintaxe: SELECT Nome_ campo FROM Nome_Tabela [WHERE condição]; O comando Select deve conter o nome do campo que deve ser retornado, de qual tabela e quando contêm a claúsula WHERE, as condições que o registro deve obedecer para retornar os valores.
Um query (busca) SQL consiste de três partes, ou blocos: o bloco "select" (seleção), o bloco "from" (origem) e o bloco "where" (condição). O banco de dados retornará somente dados que possuem ra entre ("between", em inglês) 194 e 195, e ("and", em inglês) dec entre 2 e 3.
A linguagem SQL foi criada para atender a todos os bancos de dados relacionais e permitir que usuários possam acessar qualquer banco usando a mesma base de conhecimento. Os principais comandos SQL para manipular dados são: INSERT (inserção), SELECT (consulta), UPDATE (atualização), DELETE (exclusão).