Existem quatro diferenças principais entre flashovers e backdrafts: Os backdrafts não ocorrem muito freqüentemente em incêndios. Já os flashovers acontecem com maior frequência. Um backdraft é um fenômeno explosivo (com a liberação de ondas de choque que podem romper e lançar estruturas) e o flashover não.
O Flashover ocorre porque a camada de gases aquecidos do incêndio, acumulados no teto da edificação, irradia calor para os materiais combustíveis que estão longe da origem do fogo. ... Esse calor irradiado produz a pirólise dos materiais combustíveis do ambiente.
Ventilação apropriada pode impedir um flashover. A ventilação permite que o ar superaquecido e os gases da combustão escapem do compartimento ou da área. Isto pode ser feito por ventilação horizontal ou vertical. Reduzindo a camada aquecida do teto reduz o feedback de radiação térmica e a possibilidade de flashover.
Boilover é um fenômeno tão perigoso quanto o BLEVE pois pode causar múltiplas vítimas, principalmente pessoas que fazem parte do grupo de combate a incêndio. O Boilover ocorre principalmente em tanques de estocagem de produto que possuem água misturada e, que devido a sua maior densidade, permanece no fundo do tanque.
É o extravasamento do combustível do tanque caracterizado por uma ebulição e espumação ao nível da superfície do líquido inflamável. Pode ocorrer após um período de queima relativamente curto de produtos como petróleo, óleo cru, asfalto, e outros líquidos que tenham ponto de ebulição acima do da água.
Para se evitar o bleve é necessário resfriar exaustivamente os recipientes que estejam sendo aquecidos por exposição direta ao fogo, ou por calor irradiado. Este resfriamento deve ser preferencialmente com jato d'água em forma de neblina.
Um BLEVE ocorre quando um recipiente contendo líquido pressurizado e acima do seu ponto de ebulição normal falha catastroficamente. Quando o recipiente rompe a pressão desce imediatamente para a pressão atmosférica, e o líquido entra rapidamente em ebulição, gerando uma grande quantidade de vapor.
Como evitar um backdraft:
A combustão é definida como sendo uma reação química exotérmica que se processa entre um combustível e um comburente liberando luz e calor. Para que esta reação aconteça e se mantenha, são necessários quatro elementos: o combustível, o comburente, o calor e a reação em cadeia.
calor; comburente e combustível. Compreende quase todos os materiais que possamos imaginar (papel, madeira, gasolina). É o elemento ativador do fogo, ou seja, que lhe dá vida e intensifica o fenômeno da combustão. O oxigênio é o principal comburente.
Os agentes mais empregados na extinção de incêndios e que possivelmente teremos que utilizar em caso de incêndios são: água, espuma(química e mecânica), gás carbônico e pó químico seco, agentes alogenados (Halon), agentes improvisados como areia, cobertor, tampa de vasilhame, etc, que normalmente extinguem o incêndio ...
Partindo do princípio de que, para haver fogo, são necessários o combustível, comburente e o calor, formando o triângulo do fogo ou, mais modernamente, o quadrado ou tetraedro do fogo, quando já se admite a ocorrência de uma reação em cadeia, para nós extinguirmos o fogo, basta retirar um desses elementos.
“O triângulo do fogo é a representação dos três elementos necessários numa combustão. Esses elementos são: o combustível, que fornece energia para a queima; o comburente, que é a substância que reage quimicamente com o combustível; e o calor, que é necessário para iniciar a reação entre combustível e comburente)".
Sendo assim, para extinguir o fogo deve-se retirar ou eliminar qualquer um dos itens que compõe o tetraedro do fogo, através dos seguintes processos: Resfriamento: eliminação do calor (ex. água). Abafamento: eliminação do oxigênio (ex.
Características: a queima é feita através da sua superfície e não deixa resíduos. Exemplos: GLP, óleos, gasolina, éter, butano etc. Extinção: por abafamento.