Que é real e verdadeiro; autêntico: realizou um fidedigno levantamento das dívidas da empresa. Caracterizado por ser real e verdadeiro; genuíno: obra fidedigna. Etimologia (origem da palavra fidedigno). Do latim fide dignus.
A fidedignidade refere-se a replicabilidade e consistência dos escores dos testes e a validade refere-se à relação entre os escores dos testes e os atributos psicológicos reais que o teste está supostamente mensurando.
Pessoas autênticas tendem a deixar os outros ao seu redor à vontade. Psicologicamente falando, tendemos a vê-la como um amigo acolhedor e que nos faz sentir em casa. A autenticidade é sobre a presença, sobre viver o momento, ter convicções, permanecer fiel a si mesmo e a ter confiança.
Como já adiantamos, registrar a autenticidade de um documento é o mesmo que certificar o seu estado original, sem quaisquer modificações. Isso funciona como uma medida preventiva em relação a fraudes e afins, já que mantém intacta a versão oficial de um determinado documento, fazendo com que ele fique seguro.
Técnicas para identificar fraude em documentos
Para conferir se um documento é verdadeiro, o procedimento é bem simples, já que é possível você mesmo consultá-lo rapidamente pela Internet. Com o referido documento em mãos, basta acessar a página do “Portal Extrajudicial” do seu Estado.
Como consultar?
Como dito acima, a propriedade do imóvel se afere pelo registro imobiliário. Quer dizer: se você precisa saber quem é o dono de um imóvel, dirija-se ao cartório de imóveis perante o qual estiver matriculado o imóvel (se a sua cidade tiver mais de um[5]) e solicite uma “certidão da matrícula” do imóvel.
Normalmente é possível obter o telefone associado aos proprietários simplesmente dando o endereço do imóvel ao operador. Busque nos registros do cartório local. Este é o local ideal para descobrir quem são os proprietários. Visite o site do cartório para saber se é possível fazer essa consulta à distância.