Nas organizações, a metodologia do programa 5s permite desenvolver uma melhoria contínua na destinação dos materiais. Esta metodologia melhora o clima organizacional, a produtividade e consequentemente a motivação dos funcionários e é dividida em 5 palavras de origem japonesa: seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke.
-Trabalhe em um cômodo de cada vez, colocando rapidamente as coisas em desordem dentro de cada um desses recipientes. -Organize, pegando esses recipientes e devolvendo coisas que não serão doadas, ou coisas que devem ir direto para o lixo, de uma maneira organizada.
Como aplicar os 5S na vida pessoal?
A seguir são descritas algumas práticas para a implantação de cada um dos sensos.
Para as empresas, a aplicação do 5S reflete em um ambiente de trabalho mais seguro e saudável, incentivando a participação de todos com o objetivo de evitar desperdícios e retrabalhos, refletindo na redução de custos, melhoria da qualidade e da produtividade.
ENTENDA A IMPORTÂNCIA DO 5S. O 5S tem origem japonesa, são eles: seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke. Essa é uma ferramenta que gera oportunidades de melhoria. Afinal, cria-se uma cultura de organização, onde tudo deve estar em seu devido lugar, possibilitando a redução de desperdício e otimização do tempo.
Sem dúvida, a principal vantagem é a cultura de disciplina adquirida com a implementação. O “senso de disciplina” gerado através do programa, apesar de intangível, é possível fotografá-lo. ... O pai do 5S, Hiroyuki Hirano, recomenda fotografar o ambiente de trabalho antes e depois da aplicação do programa². Pois bem!
Como “nem tudo são flores”, uma das principais desvantagens do programa 5S é a aceitação por parte dos colaboradores, já que o 5S busca incessantemente a qualidade. Caso os funcionários não eliminem tudo o que é desnecessário logo no primeiro “S”, o ambiente ficará sobrecarregado e dificultará ainda mais a aplicação.
Melhora o ambiente de trabalho Além de tornar a estrutura física mais agradável, a metodologia 5S incentiva que haja uma limpeza no relacionamento interpessoal entre os profissionais. Com isso, a qualidade de vida e motivação dos empregados melhora.
Os principais benefícios da metodologia 5S são:
Confira abaixo alguns desses erros:
O ideal é fazer as coisas simples. O simples é coisa mais difícil do mundo. Muitas ações preconizadas na aplicação dos sensos são óbvias e aparentemente podem parecer muito fáceis.
Kaoru Ishikawa
Esse programa pode ser conhecido com outros nomes, porém 5S é o mais utilizado e vem das iniciais das cinco técnicas que o compõe:
O engenheiro José Ailton Baptista da Silva, fundador e consultor sênior da empresa TQM, fez a proposição do 10ºS Sekinin Shakai (Senso de Responsabilidade Social), chegando assim ao Programa 10S.
- Seiri: Senso de utilização. Refere-se à prática de verificar todas as ferramentas, materiais, etc, na área de trabalho e manter somente os itens essenciais para o trabalho que está sendo realizado. Tudo o mais é guardado ou descartado. Este processo conduz a uma diminuição dos obstáculos à produtividade do trabalho.
Quando falamos da primeira fase de um programa 5s, estamos falando de seiri. Ela representa o senso de utilidade e organização e tem como objetivo retirar objetos desnecessários dos locais de trabalho e reduzir o desperdício. ... O objetivo do seiri é identificar e eliminar objetos desnecessários no ambiente de trabalho.
O Seiri significa senso de organização e descarte, e tem por objetivo tornar o ambiente de trabalho mais útil e menos tumultuado, com somente objetos, ferramentas, documentos e materiais disponíveis do que realmente se usa mais.
O senso da Autodisciplina aborda a necessidade de seguir regras e procedimentos padrões desenvolvidos durante os primeiros quatro sensos da metodologia: utilização, organização, limpeza, padronização. Tudo o que foi trabalhado durante os quatro sensos iniciais agora necessita ser verificado e aperfeiçoado.
O Senso de Autodisciplina ou Shitsuke é o 5º S do Programa 5S's....Para começar a colocar em prática o 5º S:
O Seiketsu é conhecido como senso de padronização. Nele está inserido a implementação de ideias que aumentem a qualidade em geral. Tal qualidade refere-se tanto a aparência física do ambiente, como dos colaboradores de uma empresa ou negócio.
Ter senso de limpeza significa ter cuidado, eliminar a sujeira para manter o ambiente limpo. O mais importante não é o ato de limpar, mas o ato de não sujar. Além de limpar, precisamos identificar fontes de sujeira e as respectivas causas, para podermos bloqueá-las.
Limpar todos os locais, incluindo paredes, tetos, janelas, móveis, objetos, de forma a deixar tudo limpo; 2. Utilizar as máquinas, equipamentos, móveis e instalações inspecionando a limpeza e o funcionamento dos mesmos, detectando defeitos ou falhas durante o uso. REGRA: MAIS IMPORTANTE QUE LIMPAR, É NÃO SUJAR.
O primeiro senso do Programa 5S é o chamado Seiri ou Senso de Utilização. É o nosso ponto inicial para colocar o trabalho em ordem. É saber, antes de tudo, separar o que é útil do que é inútil e o que é necessário do que é desnecessário.
Em uma frase significa: “Manter as condições de trabalho, físicas e mentais, favoráveis à saúde” (Silva,1996).
O 4º S do Programa 5S's é o Seiketsu ou Senso de Higiene ou Saúde. O Seiketsu visa a melhoria da qualidade de vida, criando condições que favoreçam a saúde física, mental e emocional, a partir de práticas de higiene. O senso de higiene reforça a necessidade de uma mudança comportamental.