Dica: para uma montagem mais segura escolha um parafuso com comprimento três vezes superior à espessura do material, ficando um terço do comprimento na face que será unida e dois terços fixados dentro do substrato, ou seja, para montagem de um armário em MDF de 15 mm (união em 90º graus - laterais com base e chapéu), o ...
Para unir duas peças de madeira com parafusos, abra o furo na primeira peça a receber o parafuso com um diâmetro sempre 0,5 a 1 mm maior do que o diâmetro do parafuso. O furo na peça a ser aparafusada, pelo contrário, deverá ser sempre 1 mm mais pequeno. Desta forma, a rosca consegue aderir bem à peça.
Como usar furadeira para furar madeira Separe do seu jogo de brocas, aquela que possua o diâmetro de broca adequado para realizar o trabalho. Segure com firmeza a sua furadeira mantendo-a em um ângulo reto até encostar a ponta na madeira. Ligue a furadeira, coloque um pouquinho de pressão e comece a fazer o furo.
A aplicação deve ser feita com uma parafusadeira com rotação que varia de 0-2.
Utilize parafuso de cabeça chata, furação guia feita com escareador. Este procedimento permite fixar o laminado decorativo. Em situação de laqueamento, realize a furação guia com escareador, a cabeça do parafuso deve ficar um pouco abaixo, lembrando, utilize parafusos de cabeça chata.
Chipboard
A melhor forma de fazer a fixação sem fazer furos no painel de MDF é utilizar o suporte conhecido no ramo da marcenaria como mão amiga. Ela nada mais é do que um conjunto de lâminas de madeira parafusadas diretamente na parede, em uma posição que permita o encaixe perfeito da peça principal.
Saiba como fixar painéis sem ferragens aparentes
Passo a passo
Step 1. Meça a partir do chão na parede até a localização desejada do pedaço do painel canaletado com fita métrica e faça uma marca. Coloque outra linha igualmente alta a 3 m ao longo da parede e faça uma segunda marca. Risque com giz para dar uma linha reta, para que se possa alinhar o primeiro painel.
Gente, o painel canaletado é um acessório que fica junto da parede e serve como apoio pra expor produtos, viu? O legal é que dá pra pendurar vários tipos de produtos nele pra deixar o ambiente bem organizado e prático.
Basicamente é preciso marcar os pontos na parede, depois de medir os locais do furo na prateleira. Em seguida são feitos os furos nesses locais, e os suportes são encaixados. O passo seguinte é parafusar o suporte na parede, para ficar firme, e então encaixar a prateleira.
O tutorial é em inglês, mas montagem é bastante simples, basta medir o intervalo dos furos no painel de madeira, furá-los com uma furadeira, encaixar os pinos e as bases das prateleiras (opcional), fixar o painel na parede e pendurar o que você quiser.
Prateleiras presas com parafusos na parede Basta usar uma pequena peça metálica presa no fundo da prateleira com uma alça sobrando na parte de cima, e encaixar o parafuso nessa alça. O parafuso fica à mostra, mas como é pequeno pode até ficar escondido pelos objetos apoiados na prateleira.
Passo 1: Com a fita métrica, tire as medidas da altura que você deseja que a estrutura seja fixada. Passo 2: Coloque a prateleira na parede e, em seguida, utilize o nível de bolha para garantir que o material esteja nivelado; Passo 3: Mantenha o produto na parede e coloque os suportes abaixo da superfície.
Se o terreno for extenso, distribua algumas estacas pelas diagonais e no centro, para facilitar o trabalho. O primeiro passo para nivelar um terreno é usar estacas de madeira nos cantos da sua extensão. Em seguida, é necessário preencher com água uma mangueira de nível.
Passo a passo
1,5 m
Segundo Vanessa Féres, estantes sob medida costumam ser pouco profundas, com até 35 cm de profundidade. Já as bancadas exigem, no mínimo, 60 cm de profundidade.
O recomendado é que ela fique diante dos olhos, nem tão alta nem tão baixa assim. A medida padrão para a instalação das prateleiras nas paredes costuma ser entre 1,60 m e 1,75 metros, contados a partir do chão.
Possui limitador na largura para que a prateleira não fique solta e suporta até 50 Kg de peso por suporte.
Também é importante definir o que será colocado sobre a prateleira, já que as mãos francesas se diferem na capacidade de peso. Há modelos que suportam até 10 kg, enquanto outros podem aguentar 300 kg e são usados para materiais pesados.