Todo mês você recebe uma fatura referente ao gasto do mês anterior. Deve ser paga até a data de vencimento, para ter seu limite restabelecido. Se você atrasar o pagamento, serão cobrados juros, além de correr o risco de ser negativado.
O cartão de crédito é um meio de pagamento com um limite de crédito predefinido, que permite ao consumidor comprar bens e/ou serviços nos estabelecimentos que aceitam cartão. O consumidor só paga por esses valores no dia do vencimento da fatura do cartão.
O que isso significa? Isso quer dizer que os créditos lançados na sua fatura foram maiores que os seus gastos no período. E aí, quando isso acontecer, você não terá nenhum valor a pagar a fatura nem vai conseguir gerar o boleto para pagamento.
Saldo Anterior: saldo devedor de faturas anteriores, nos casos em que não foram pagas ou foram pagas parcialmente. Saldo Final do dia: saldo a pagar no cartão considerando o saldo devedor de faturas anteriores.
É o valor total de todas as compras realizadas no cartão de crédito, no período da data de fechamento do cartão. Em suma, é o quanto você tem que pagar à empresa emissora do cartão. O ideal é que esse valor seja pago inteiro, de fatura em fatura.
Os bancos não podem impedir o encerramento de contas bancárias cujo saldo esteja negativo, isso porque a dívida não obriga a manutenção da conta-corrente ou poupança, visto que manter uma conta aberta gera – em alguns casos – custo mensal (mensalidade, cesta de serviço, etc).