Durante todo o período colonial, os moradores de cidades e vilas solicitam aos governantes a presença de médicos. Cartas eram escritas ao rei manifestando a preocupação constante com a saúde dos súditos, pela "grande falta que têm de médico e botica para haverem de ser curados em suas enfermidades".
Desse modo, grande parte da população brasileira tratava as doenças durante o período colonial por meio de ervas a plantas medicinais por receitas que eram ensinadas de geração em geração; os negros e povos indígenas possuíam tradições de utilizar plantas como forma de medicar suas doenças.
Ratio Studiorum é uma espécie de coletânea privada, fundamentada em experiências acontecidas no Colégio Romano e adicionada a observações pedagógicas de diversos outros colégios, que busca instruir rapidamente todo jesuíta docente sobre a natureza, a extensão e as obrigações do seu cargo.
Resposta. Explicação: Os jesuítas liderados por Manoel da Nóbrega chegaram à colônia Brasil em 1549, junto a Tomé de Sousa, o primeiro governador-geral enviado por Portugal. A principal função dos jesuítas, ao virem ao Brasil, era evangelizar, catequizar e tornar cristãos os indígenas que habitavam estas terras.
Resposta. Resposta: os jesuítas eram padres que pertenciam à companhia de jesus, uma ordem religiosa vinculada à igreja católica que tinha como objetivo a pregação do evangelho pelo mundo. ... o principal objetivo era catequizar os índios.