Início da fiscalização de obra
Se você gerencia uma construtora e deseja participar de uma licitação para obras públicas, o primeiro passo é cadastrar a empresa nos portais. Em seguida, analise os editais e, se você atende aos pré-requisitos e pode oferecer preços competitivos, crie uma proposta vencedora.
Um processo de licitação começa em uma fase interna, diante da necessidade da instituição de aquisição, venda, cessão, locação ou contratação de produtos ou serviços. Em seguida, os responsáveis devem publicar o edital com as regras da licitação para que todas as empresas aptas a concorrer possam tomar conhecimento.
Não poderão participar da licitação as empresas que tenham entre seus dirigentes, gerentes, sócios detentores de mais de 5% (cinco por cento) do capital social, dirigentes, responsáveis e técnicos, servidor ou dirigentes de órgão ou entidade contratante ou responsável pela licitação e empresas em consórcio.” A unidade ...
Para participar do processo de licitação é preciso ser cadastrado (ou cadastrar-se) junto ao órgão público. Para isso é preciso apresentar documentos como qualificação técnica, habilitação jurídica, regularidade fiscal e outros.
Frequentemente, a apresentação de um Seguro Garantia do Licitante é condição para você participar desta licitação. Este Seguro garante que as condições da sua proposta apresentada serão mantidas na assinatura do contrato caso sua empresa seja vencedora.
O que o Auxiliar de Licitação faz? Acompanha processos licitatórios, busca e analisa editais, cadastra e renova a empresa em órgãos públicos e privados e controla homologações, a fim de viabilizar a participação em pregões eletrônicos e presenciais, organizando toda a documentação necessária.
As licitações privadas funcionam da mesma forma que as públicas. Para que uma companhia use essa modalidade, é preciso elaborar um instrumento convocatório, que é o edital, com as especificações de seu objeto e dos critérios para vencer a licitação.
Para encontrar licitações públicas, basta buscar por portais de compras governamentais, onde praticamente todos os dias são lançadas novas oportunidades de negócios para a sua empresa, acessíveis para pessoas físicas ou jurídicas.
Diário Oficial da União Os interessados poderão acessar os editais nos sites: licitações-e.com.br e http://www.administracao.pr.gov.br/Compras e os autos do processo.
A publicação do edital marca a abertura da licitação, também chamado de instrumento convocatório. Nele, constam todas as informações necessárias referentes à licitação, como a modalidade escolhida. Os bens ou serviços são descritos no edital, com detalhes, para que se tenha conhecimento do que está sendo licitado.
Veja quais são eles:
O acesso ao edital completo é restrito aos fornecedores cadastrados no Comprasnet. Na opção Acesso Seguro > Serviços do Governo > Serviços de Download > Editais, o fornecedor pode obter os editais de licitação. Passos: Acesso Seguro > Login e Senha > Serviço aos Fornecedores > Pregão Eletrônico > Propostas – Cadastrar.
O aviso publicado conterá a indicação do local em que os interessados poderão ler e obter o texto integral do edital a data de abertura e entrega das propostas, modalidade de licitação, número do edital, dados do órgão ou empresa licitante e um resumo do objeto da licitação. ...
O Sistema Unificado de Cadastramento de Fornecedores – SICAF é um sistema desenvolvido em plataforma web, sendo acessado pelo endereço www.comprasnet.gov.br, viabilizando o cadastramento de fornecedores de materiais e serviços para os órgãos/entidades da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional, ...
Como é contratada a prestação de serviço pelo governo? Existem duas formas de uma empresa ser contratada pelo Governo, seja ele municipal, estadual ou federal, são elas a licitação ou o contrato entre entidades públicas e empresas particulares. Através desses é feita a contratação de serviços ou produtos.
7 Dicas de como vender para o governo
5 dicas de como vender para o governo
A Lei obriga os órgãos públicos a realizarem procedimentos licitatórios para a contratação dos mais diversos serviços. Em alguns casos, no entanto, a própria lei permite que, principalmente para serviços e compras de menor complexidade e custo, o órgão público contrate diretamente, sem a realização de licitação.