Espalhe cola uniformemente ao longo de toda a área exposta da lombada, certificando-se de que ela cubra toda a superfície. Estenda a entretela ao longo da lombada do livro, deixando um excesso para formar abas soltas nas laterais. Friccione toda a capa para garantir que ela está bem aderente à lombada.
Um livro demora cerca de meia hora para ficar pronto e cada pessoa que trabalha comigo faz uma etapa; entre encadernação, costura da lombada e gravação de letras nas capas. O preço de uma unidade varia de acordo com a quantidade de folhas, mas custa, geralmente, R$ 25 — revela João.
Certamente existem vários lugares na capital paulista aptos a fazer restauro de livro com qualidade. São Paulo aliás é sede da ABER – Associação Brasileira de Encadernação e Restauro – que além de defender os interesses de trabalhadores deste segmento, oferece cursos, dicas e grupo de estudos relacionados ao restauro.
O primeiro passo de qualquer restauração é realizar a higienização do papel. No caso de documentos, você vai precisar passar um pano seco para retirar a poeira concentrada ali. Depois, com a ajuda de um algodão, passe em todo o papel a borracha tipo TKS ralada, com leves movimentos circulares.
Procedimento: aplicável a folha resgada e cortada
Restauração: é um conjunto de medidas que objetivam a estabilização ou a reversão de danos físicos ou químicos adquiridos pelo documento ao longo do tempo e do uso, intervindo de modo a não comprometer sua integridade e seu caráter histórico.
Portanto, jamais descarte documentos diretamente no lixo sem antes torná-los ilegíveis. Primeiramente utilize um triturador de papel para triturar o documento, após isso, como grande parte dos documentos são feitos à base de papel, destine-os corretamente para a reciclagem.
Os materiais para restauração são adquiridos para manutenção e conservação da memória de um patrimônio histórico, cultural ou pessoal. A Casa do Restaurador atende restauradores, museus e bibliotecas do Brasil se destacando pelo mais completo fornecimento de produtos para restauração e conservação das melhores marcas.
A brochura é um tipo de encadernação bastante utilizada nos livros. Normalmente, o miolo é colado na capa através da aplicação de cola (Hot Melt EVA ou PUR) na lombada. A lombada nesse tipo de encadernação deve ser bem planejada, pois quando os livros são empilhados, somente a lombada é visível.
4 – Pelo menos uma vez por semestre, passe um pano macio, limpo e seco nos seus livros. Para limpar o pó acumulado na parte superior de cada volume, você pode utilizar um pincel de cerdas grossas. Aproveite para folheá-los, pois isso ajuda o papel a respirar.
Para livros comprados em sebo ou livros mais antigos, é importante higieniza-los antes de colocá-los de volta em sua estante. Com um pano úmido de álcool em gel (não deixo-o muito molhado apenas umedeça), passe apenas nas capas dos livros para remover a sujeira, em seguida deixe-o secar no sol, com as páginas abertas.
7 dicas para limpar e conservar os seus livros
Portaria regula o desfazimento dos livros didáticos da rede estadual do AP. Entre as opções recomendadas, está a doação para ações de reciclagem.
Para remover os amarelados e manchas tudo o que vamos precisar é de uma lixa. O recomendado é lixa de madeira, mas podemos usar essas lixas de unha, que podem ser encontradas em qualquer farmácia por apenas 25 centavos (em média). Vá lixando até sair todo o amarelado e manchado, ou até você achar que está bom.
Aprenda a tirar manchas dos livros Se isso acontecer não se desespere: manchas podem ser removidas facilmente. Se ela aparecer na lateral, pegue uma lixa fininha e raspe a área afetada. Já para as de mofo, passe um pano com vinagre e em seguida algodão seco. Esses truques são bem eficazes.
Uma grande incidência de luz, seja ela natural ou artificial, faz com que os livros fiquem amarelados e desbotados, além de adiantar o processo de acidez natural em publicações em papel de madeira (modernos). Jornais têm uma maior tendência a amarelar, por isso, é bom guardá-los em caixas ou encaderná-los.
Mantenha-os na vertical Nada de livros empilhados uns sobre os outros! O peso de um livro sobre outro danifica o miolo e a lombada. Também evite “espremer” os livros na estante. Deixe sempre um espaço entre um livro e outro, para que eles possam deslizar suavemente quando você retirá-los do lugar.
É preciso guardá-los em uma estante, o ideal é colocar os livros na vertical; Verifique a ventilação do local pelo menos uma vez por semana; Não guarde seus livros em sacos plásticos, o ideal é deixá-los respirar.
Use um saco plástico, uma capa protetora, qualquer coisa impermeável. #4 Não marque seu livro. Algumas pessoas gostam de escrever em seus livros ou passar marca texto de uma cor florescente. Eu procuro evitar esse tipo de coisa, porque sempre marca as folhas e mancha.
Use e abuse de sachês de cânfora, naftalina e saquinhos de tecido ou potinhos com cravos-da-índia ou folhas de louro para afugentar as traças. Em caso de contaminação, utilize inseticidas próprios para eliminar traças ou recorra a empresas especializadas em dedetização.
Com a alta oferta de alimentos (de papéis a restos de pele e cabelos) e de ambientes úmidos e escuros em nossas casas. Essas são as condições ideais para o aparecimento das traças, que entram por janelas, portas e, em muitos casos, por objetos carregados para dentro do lar.
LIMPE DENTRO E ATRÁS DOS ARMÁRIOS
Os insetos bibliófagos compõem um grupo diverso que inclui traças, baratas, cupins, besouros e piolhos-de-livro. Alguns consomem e vivem no papel, outros preferem materiais aplicados ao papel, como cola, goma e gelatina.
Não há registros de transmissão de doenças causadas pelas traças. Entretanto, um ambiente infestado com esses animais pode ser prejudicial a quem tem rinite alérgica, asma brônquica ou outras sensibilidades respiratórias, já que o aposento certamente apresentará mais poeira e sujidades em suspensão no ar.
Na próxima vez em que você perceber que sua roupa guardada foi comida por traças-de-roupa (que tecnicamente não são traças, e sim uma espécie de mariposa), culpe os insetos só pela metade: na verdade, quem come o tecido são as larvas que elas depositam.
Vinagre e água Misture partes iguais de vinagre branco e água e limpe suas gavetas, despensa e livros com a solução, como se fosse um lustra-móveis. Faça isso de 6 em 6 meses para que a acidez mantenha as traças e os cupins bem longe de sua casa.