Segundo Lakatos e Marconi (1995, p. 106), os principais métodos de procedimentos na área de estudos sociais são: o histórico, o comparativo, o monográfico (ou estudo de caso), o estatístico, o funcionalista e o estruturalista. Esses métodos devem ser adequados a cada área de pesquisa.
O método tipológico é um método de procedimento, sendo uma técnica para a criação de tipos ideais que não encontram correspondência na realidade. ... Dessa forma, o método tipológico, geralmente, é combinado com o método comparativo.
Os métodos de abordagem dizem respeito aos fundamentos lógicos e aos processos de raciocínio adotados. É ou deve ser a primeira classificação dos métodos, pois estão na origem do processo científico.
O método dedutivo, raciocínio dedutivo ou dedução é um conceito utilizado em diversas áreas e que está relacionado com as distintas formas de raciocinar. É um processo de análise de informação que nos leva a uma conclusão. Dessa maneira, usa-se da dedução para encontrar o resultado final.
São os seguintes: abordagem internalista, situacionista e interacionista....Três abordagens para o estudo da personalidade
O termo modelos quantitativos é muito utilizado nas ciências gerenciais, e descreve técnicas estatísticas e matemáticas que são usadas para a solução de problemas, existindo numerosas ferramentas disponíveis sobre este assunto.
A pesquisa qualitativa costuma ser realizada quando o objetivo do estudo é entender o porquê de determinados comportamentos. Um bom exemplo é quando utilizada para a compreensão a respeito da motivação de um grupo em escolher uma marca, empresa ou produto.
A pesquisa quantitativa utiliza uma metodologia baseada em números, métricas e cálculos matemáticos. A pesquisa qualitativa, por sua vez, baseia-se no caráter subjetivo. Ou seja, seu resultado não mostra números concretos, e sim narrativas, ideias e experiências individuais dos participantes.
A pesquisa qualitativa normalmente é o ponto de partida num projeto de pesquisa, já que gera hipóteses que poderão ser testadas, ou seja quantificadas numa etapa posterior. Ou seja, as informações quantitativas fornecem as medições para que os problemas levantados possam ser confirmados e melhor entendidos.