PERGUNTAS FILOSÓFICAS
São perguntas carregadas de conhecimento e que demandam o saber para as respostas também. Proporcionam críticas, a reflexão, e até mesmo experiências do indivíduo. Normalmente abrem espaço para respostas mais amplas, que vão pra outros caminhos; são bem abrangentes, com inúmeras possibilidades de pensar e se expressar.
A reflexão filosófica organiza-se em torno de três grandes conjuntos de perguntas ou questões:
Resposta. Características da reflexão filosófica: radical, totalidade, criticidade, de conjunto, radicalidade, rigorosa.
Quais são os três requisitos básicos para considerar filosófica uma reflexão? a) Ser radical, racional e profunda.
Resposta. Esta pergunta abre margem para interpretação, mas, de um modo geral, os três conjuntos de questões que organizam a reflexão filosófica são: Por que, O que e Para que, perguntas relacionadas à 3 aspectos diferentes da experiência humana: pensamento, discurso e ação.
A reflexão que fazemos nem sempre é filosófica porque a reflexão filosófica é aquela que pergunta o "Por que" das coisas, diferentemente de uma reflexão científica que é muito comum.
A palavra Filosofia é de origem grega, e significa “amor à sabedoria”. Filosofar quer dizer refletir sobre questões fundamentais da vida humana porque quem o faz sente que precisa de uma resposta a essas questões para viver melhor. ... Podemos denominar a essa ocupação universal de Filosofia espontânea.
Resposta: O exercício do filosofar exige, pois, inventariar conceitos e valores; estudar e criticar valores; estudar e reconstruir conceitos e valores, e para que isso ocorra, é preciso olhar não só o dia-a-dia, mas ler e estudar o que disseram os outros pensadores, os outros filósofos.
Segundo Saviani: O que leva o educador a filosofar são os problemas (entendido esse termo com o significado que lhe foi consignado) que ele encontra ao realizar a tarefa educativa. ... E, diante dos problemas que a realidade educacional apresenta ao educador, este não deve abrir mão da reflexão filosófica.
Demerval Saviani, em sua obra Educação: do senso comum à consciência filosófica, diz que os problemas que o ser humano enfrenta durante a sua existência o leva a filosofar. ... Nesse aspecto, podemos dizer que a filosofia se caracteriza pela reflexão que o homem faz diante do desafio que um problema representa.
A dimensão filosófica na educação é inquestionável. ... A filosofia se mostra imprescindível na formação do educador, pois oferece a ele métodos para analisar profundamente a complexidade dos problemas educacionais e a contribuição das diferentes disciplinas pedagógicas para o desenvolvimento intelectual dos alunos.
A Filosofia da Educação tem como objetivo fazer com que o educador em seu meio ambiente, bem como em sua cultura desenvolva um pensamento crítico capaz de superar as supostas limitações impostas pelas situações cotidianas em seu dia-a-dia dentro da escola.
A função essencial da Filosofia da Educação consiste em acompanhar, criticamente, a atividade educacional de forma a explicitar os seus fundamentos, esclarecer a função e a contribuição das diversas disciplinas pedagógicas e avaliar o significado das soluções escolhidas.
Gestão Educacional O grande nome do movimento na América foi o filósofo e pedagogo John Dewey (1859-1952). ... A Escola Nova foi um movimento de renovação do ensino que foi especialmente forte na Europa, na América e no Brasil, na primeira metade do século XX .
No Brasil, a Escola Nova buscava a modernização, a democratização, a industrialização e urbanização da sociedade. Os educadores que apoiavam suas idéias entendiam que a educação seria a responsável por inserir as pessoas na ordem social.
No campo específico da pedagogia, a teoria de Dewey se inscreve na chamada educação progressiva. Um de seus principais objetivos é educar a criança como um todo. O que importa é o crescimento - físico, emocional e intelectual. ... Dewey defendia a democracia não só no campo institucional mas também no interior das escolas.
O "Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova" consolidava a visão de um segmento da elite intelectual que, embora com diferentes posições ideológicas, vislumbrava a possibilidade de interferir na organização da sociedade brasileira do ponto de vista da educação.
O documento defendia ainda: educação como uma função essencialmente pública; a escola deve ser única e comum, sem privilégios econômicos de uma minoria; todos os professores devem ter formação universitária; o ensino deve ser laico, gratuito e obrigatório.
Entre suas principais reivindicações, o documento propunha uma nova função social para a educação como motor para redução de desigualdades. ... O principal alicerce do documento é o conceito de Escola Nova, movimento educacional que surgiu no fim do século XIX para renovação do ensino.
Qual o principal manifesto favorável à educação brasileira? ( ) manifesto dos coronéis 1954. ( ) manifesto dos intelectuais 1966. ( ) manifesto dos pioneiros da nova educação 1932. ( ) manifesto dos partidos políticos em prol da educação 1964.