pl.} artesã {f.}
Significado de Artesão substantivo masculino Trabalhador que realiza seu ofício com as mãos, geralmente por conta própria e na sua própria oficina.
A principal característica da Revolução Industrial foi a criação do sistema fabril mecanizado, isto é, as fábricas passaram da simples produção manufaturada para a complexa substituição do trabalho manual por máquinas. ... As condições para o desenvolvimento da indústria estavam nesse país.
Sistema doméstico -> É um sistema de fabricação, segundo o qual os trabalhadores fazem produtos em suas próprias casas com materiais fornecidos pelos empresários. ... No processo manufatureiro vigora a divisão do trabalho, onde cada operário realiza uma operação utilizando instrumentos individuais.
No século XV, desenvolveu-se o sistema doméstico: o artesão recebia encomendas de homens de negócio para produzir certas peças. ... O sistema doméstico de produção não separava a vida familiar das tarefas do trabalho. MAQUINOFATURA: Na segunda metade do século XVIII, a manufatura foi substituída pela maquinofatura.
Os operários eram submetidos a condições desumanas de trabalho. As fábricas geralmente eram quentes, úmidas, sujas e escuras. As jornadas de trabalho chegavam a 14 ou 16 horas diárias, com pequenas pausas para refeições precárias.
era uma vida sofrida os trabalhadores tinham uma jornada de trabalho de 16 horas por dia sem descanso as fabricas eram locais horríveis os trabalhadores não tinham direito a completamente nada as moradias eram horríveis tinham que morar todos juntos numa só casa e ainda tinham que pagar por essas moradias!
Resposta. a vida dos operarios na revolução industrial As fábricas não eram ambientes adequados de trabalho, tinham péssimas condições de iluminação e ventilação. ... A média de vida dos trabalhadores era muito baixa comparada à de hoje. A jornada de trabalho chegava até 16 horas por dia, sem direito a descansos e férias.