O efeito estufa é um fenômeno natural de extrema importância para a existência de vida na Terra. É responsável por manter as temperaturas médias globais, evitando que haja grande amplitude térmica e possibilitando o desenvolvimento dos seres vivos.
COMO ACONTECE O EFEITO ESTUFA? Você sabe como acontece? Inúmeros gases que fazem parte da atmosfera absorvem a radiação infravermelha da Terra, provocando um aumento da temperatura da superfície do nosso planeta e da camada atmosférica que a rodeia.
O aumento na concentração dos gases de efeito estufa provoca alteração nas trocas de calor, ficando a maior parte retida na atmosfera. Em consequência, ocorre o aumento da temperatura, o que causa o aquecimento global.
A queima de combustíveis fósseis e o desmatamento são as principais fontes desses gases para a atmosfera. O fenômeno de aumento da temperatura média dos oceanos e do ar próximo à superfície da Terra é chamado de aquecimento global e está fortemente relacionado ao desequilíbrio de emissão dos gases do efeito estufa.
Quando os raios solares atingem a superfície do planeta Terra, Após a Revolução Industrial, observou-se um aumento considerável da temperatura média do planeta exatamente por ações do ser humano, como alta emissão de CO2, queimadas e desmatamentos, entre outras. ...
dióxido de carbono
Resposta. Resposta: Entre as consequências do aquecimento global estão o degelo, o aumento do nível dos oceanos, a desertificação, a alteração do regime das chuvas, inundações e a redução da biodiversidade.
Estudo reforça associação entre aquecimento global e Revolução Industrial. Comentário Akatu: O aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera é um dos principais responsáveis pelo crescente aquecimento global e consequentes mudanças climáticas que vem ocorrendo em várias partes do planeta.
De um modo geral, a Revolução Industrial transformou não só o setor econômico e industrial, como também as relações sociais, as relações entre o homem e a natureza, provocando alterações no modo de vida das pessoas, nos padrões de consumo e no meio ambiente.
A partir do final do século 18 (Revolução Industrial) e na segunda metade do século 20, houve uma expansão da produção industrial, o que gerou um grande aumento de emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. Existem fortes indícios de que o clima está de fato mudando.
Escassez de água potável, aumento das inundações e do nível do mar, além da insegurança alimentar, serão consequências das mudanças climáticas. ... Extinção de várias espécies, derretimento das geleiras e aumento do nível do mar são apenas algumas das consequências desencadeadas pelo aumento da temperatura global.
Os impactos das mudanças climáticas no Brasil segundo o 4º relatório do IPCC. No nordeste do Brasil as áreas semi-áridas e áridas vão sofrer uma redução dos recursos hídricos por causa das mudanças climáticas. A vegetação semi-árida provavelmente será substituída por uma vegetação típica da região árida.
De uma forma geral, pode-se dizer que, o principal impacto na economia dessas mudanças dizem respeito à escassez de recursos e à necessidade de investimento em diferentes formas de produção. ...