Receita de peeling caseiro com aspirina: químico e físico
Esfolia a pele Além de deixar a pele do rosto mais aveludada e viçosa, ela ajuda a acabar com o excesso de oleosidade e a reduzir os poros dilatados. Para isso, você precisa misturar o remédio com água e deixar por alguns minutos, até que derreta.
O primeiro passo para iniciar o tratamento com peeling químico é a limpeza cuidadosa da pele com um agente que remove o excesso de oleosidade. Antes da aplicação da solução química, os olhos e os cabelos são protegidos. Inicia-se então a aplicação da solução química em pequenas áreas da pele.
Qual o peeling químico mais indicado O peeling médio tem ação na derme mais superior e possui a mesma indicação que o peeling superficial, além de em caso de lesões epidérmicas e acne mais severo. Já o peeling profundo tem ação na derme mais profunda e é indicado para manchas, cicatrizes e rugas moderadas, por exemplo.
Sessões de peeling químico ou microdermoabrasão podem gerar uma resposta rápida, sendo os peelings de ácido glicólico e solução de Jessner os mais estudados e com resultados mais positivos [22].
Para tratar o melasma, que é composto por manchas escuras na pele, podem ser usados cremes clareadores, como a hidroquinona ou tretinoína, ou feitos tratamentos estéticos, como laser, peeling químico ou microagulhamento, orientados pelo dermatologista.
Se as manchas na pele forem amarronzadas, sem uma forma definida, e surgirem em áreas expostas, como no rosto, braços, pescoço e colo, podem ser consideradas um melasma.
A melanose aparece na pele devido à exposição solar. O melasma pode ser agravado pela exposição solar mas é uma condição multifatorial onde diversos outros fatores podem desencadear ou agravar (como hormônios, preposição genética, exposição ao calor, exposição à luz).
Caracterizado por manchas castanhas ou castanho-acinzentadas, o melasma é uma condição crônica e recidivante – acontece de forma recorrente ou repetitiva. Com limites bem demarcados e formatos irregulares, essas manchas costumam aparecer no rosto, mais frequentemente testa, bochechas, nariz e queixo.
Melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ser de ocorrência extrafacial, com acometimento dos braços, pescoço e colo. Afeta mais frequentemente as mulheres, podendo ser vista também em homens.
A luz do sol tem raios ultravioletas que são capazes de estimular os melanócitos, células da pele que são responsáveis pela pigmentação. Acredita-se que no melasma essas células produzam pigmento em excesso em algumas áreas do rosto, causando as manchas.
Tratamento caseiro para melasma
Máscara antimanchas de melasma: misture duas colheres de leite em pó, 4 colheres de mel de abelha e 2 colheres de suco de limão até formar uma pasta homogênea. Passe no rosto e deixe atuar por 20 minutos. Lave e aplique uma capa de iogurte natural. Deixe atuar por mais 10 minutos e enxágue.
Aplique o gel no rosto em movimento suaves e circulares, sem esticar a pele. Evite o contato da aloe vera com a região dos olhos e da boca - isso porque a substância pode causar irritação nos olhos e tem o gosto amargo. Use a babosa na pele por, no máximo, 15 minutos. O procedimento pode ser feito uma vez por semana.
Modo de preparo
Para usar o Aloe vera para clarear manchas na pele, basta retirar o gel das folhas de babosa e aplicar na região da pele em que há a mancha e deixar por cerca de 15 minutos. Em seguida, deve-se lavar o local com água fria e repetir o processo pelo menos 2 vezes por dia.
A babosa e o azeite são perfeitos para minimizar estrias A boa notícia é que a babosa é ótima para combater as estrias, até mesmo as mais brancas. É claro que o resultado também depende muito da frequência do tratamento, então, se você deseja acabar com as listras, não vacila.
Óleo de babosa Por isso, aplicar o gel nas axilas ou virilhas pode ajudar a clarear a pele destas partes. Corte as folhas de babosa e extraia o gel da planta, depois aplique nas regiões escurecidas da axila e virilha, deixando descansar entre 10 a 15 minutos. Ao final, enxágue a parte do corpo com água.