1-durante a idade média o teatro era muito popular. 2- não era baseada em textos escritos e possui origem religiosa. 3-seus enredos são retirados da história da bíblia. 4-os temas principais eram encenações das cenas do Natal, da paixão ou da ressurreição de Cristo.
Na época em que pensou em criar um palco ambulante, ela já se deslocava de moto.
Os aspectos sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais da sociedade sofriam interferência direta da Igreja Católica. A religião, o temor a Deus e o medo do Juízo Final foram temas que fizeram parte da história medieval.
As encenações poderiam ser litúrgicas – atuações sem registro literário encenadas em igrejas e praças na forma de autos, jogos e representações – ou profanas – estas representadas em palácios ou em pátios e não estavam relacionadas ao culto religioso. As litúrgicas eram divididas em mistérios, milagres e moralidades.
Nesse período, a burguesia tem uma ascensão e o teatro sofre infuências, o drama substitui a tragédia e a comédia se desenvolve, o foco do teatro se torna muito mais individual e não é mais social. No romantismo, o teatro volta-se para o ser humano, as peças falam sobre emoção, e surge o melodrama.
O Teatro no Realismo e no Naturalismo passou a mostrar realidades burguesas com temas como a vida social, o casamento e o dinheiro entre outros. As representações também começaram a ser mais naturais, mostrando pessoas comuns, mais próximas da vida real.
Na dramaturgia o romantismo se manifesta valorizando a religiosidade, o individualismo, o cotidiano, a subjetividade e a obra de William Shakespeare. Os dois dramaturgos mais conhecidos desta época foram Goethe e Friedrich von Schiller. Victor Hugo também merece destaque, pois levou várias inovações ao teatro.
O romantismo na arte surgiu no início do século XIX, uma época caracterizada por transformações sociopolíticas e culturais. ... Assim, muitos artistas elegeram a liberdade de expressão e de criação como palavras de ordem, mostrando profundo desinteresse pelo rigor e academicismo de correntes anteriores, como a Neoclássica.
O palco do teatro realista demostra a preocupação com os textos teatrais e sua revelação na arte dramática. Assim, os cenários realistas são vazios e destituídos de grandes detalhes. Para tanto, o foco principal é revelar as mazelas da sociedade e das profundezas do ser humano.
O Romantismo é uma escola literária do século XIX. ... Assim, o homem romântico defendia uma estética totalmente oposta à árcade (considerada estética da nobreza) valorizando a expressão do sentimento em oposição à valorização da razão; a inspiração poética em detrimento ao convencionalismo amoroso árcade.
São todas características da primeira geração do Romantismo brasileiro, exceto: a) ( ) valorização do elemento indígena, visto como herói nacional. b) ( ) exagero pelo subjetivismo e emocionalismo.
Gonçalves Dias