Para caracterizar as ondas usamos as seguintes grandezas:
Ondulatória é a parte da Física que estuda as ondas. Qualquer onda pode ser estudada aqui, seja a onda do mar, ou ondas eletromagnéticas, como a luz. A definição de onda é qualquer perturbação (pulso) que se propaga em um meio.
Ondas luminosas são do tipo transversais, pois resultam de oscilação de sinais eléctricos e magnéticos em direções que são perpendiculares entre si e perpendiculares a uma relação/direção de propagação das ondas.
As ondas sonoras são ondas mecânicas com frequência entre 20 e 20.
Quanto a direção de propagação as ondas são classificadas como unidimensionais, bidimensionais ou tridimensionais. Quanto a direção de vibração as ondas são classificadas como transversais ou longitudinais. As ondas sonoras são classificadas como ondas mecânicas longitudinais.
O timbre permite distinguirmos diferentes fontes sonoras graças ao formato da onda.
Até a porta de entrada do aparelho auditório, o ouvido externo, o som se desloca pelo ar. No ouvido médio, que começa no tímpano, as vibrações fazem tremer três ossinhos, conectados entre si. Finalmente, no ouvido interno, as ondas sonoras passam a se propagar em um ambiente líquido.
Direcionando o som para o cérebro Quando chegam à cóclea – pequenas células chamadas de células ciliadas reagem às vibrações sonoras e as transmitem como sinais elétricos que são captados pelo nervo auditivo. Neste ponto, o cérebro assume seu papel e a magia da audição realmente acontece.
Como você acha que o som “viaja” desde sua fonte até as nossas orelhas? ... Como o ar é um meio elástico, essas variações de pressão se pro- pagarão a partir da corda vibrante e serão transmitidas de molécula em molécula, criando o que chamamos de onda sonora, que chega às nossas orelhas.
As duas ondas representam o mesmo volume de som. O volume de um som, ou seja, a intensidade de um som está relacionada com a amplitude da onda sonora. ... No caso das duas ondas, a distância entre o eixo central e a crista da onda possui a mesma medida. Dessa forma, podemos afirmar que ambas possuem o mesmo volume.
As ondas sonoras, após atingir a orelha, são encaminhadas para o interior do canal auditivo, local onde está localizada uma fina membrana que é chamada de tímpano. O tímpano é muito delicado e sensível, de modo que pequenas variações de pressão são capazes de colocá-lo em estado de vibração.
O som chega até nossos ouvidos a partir de ondas sonoras, e ele se propaga por materiais sólidos, líquidos e gasosos, como o ferro, a água e o ar. ... As ondas sonoras precisam de um meio material para se propagar, e se propagam com velocidades diferentes, de acordo com o meio material.