Misture em um tubo de ensaio qualquer, 5 mL da solução de alizarol com 5 mL do leite a ser testado. Após mistura, interprete os resultados: -Leite normal: coloração rosa-lilás e sem grumos. -Leite ácido: coloração amarela ou com pequena coagulação (leite talhado com pequenos grumos).
LINA (Leite Instável Não Ácido) é uma alteração na qualidade do leite resultan- te do desequilíbrio no sistema de produ- ção. A principal alteração identificada é a perda da estabilidade da caseína ao teste do álcool, resultando em precipita- ção positiva, sem haver acidez elevada (acima de 18 ºD) (Zanela, 2004).
O teste Dornic determina a acidez do leite podendo indicar qualidade inadequada da matéria prima (SOUZA, 2006). A acidez estabelecida pelo MAPA na IN 62 é de 0,14 a 0,18g de ácido lático/100 mL.
3.
Preparo da solução Dornic O preparo da solução Dornic ( NaOH 0,1N) consiste na diluição de 4,44 g de hidróxido de sódio em 1 litro de água. Reagentes: solução Dornic e fenolftaleína. - Ferver lentamente 10 ml de leite; - Deixar esfriar; - Adicionar 20 ml de água destilada e 3 gotas de água iodada a 1%.
A análise do alizarol tem o objetivo de estimar indiretamente a acidez do leite que será analisado. A legislação determina que a concentração mínima alcoólica utilizada deve ser de, no mínimo, 72% e a normalidade do leite tem que ser estável ao alizarol para que o leite seja captado pelo caminhão de coleta.
Por isso também que o leite esterilizado pode ser armazenado em temperatura ambiente. Existem dois processos de esterilização do leite: UHT (Ultra High Temperature) e Esterilização in-container. Processo que consiste em elevar a temperatura do leite para 130oC a 150oC por 3 a 5 segundos.
Padronização é a retirada parcial da gordura do leite. Mantém constante o teor no produto final. O leite é padronizado tipo C e UHT é padronizado com 3% de gordura. ... O leite pasteurizado, portanto, dura mais e não oferece riscos para o consumo.
O leite de vaca possui aproximadamente 440 ésteres de ácidos graxos e os principais são o ácido palmítico e o ácido oleico. ... Além do ácido linoleico, a gordura fornece também outras substâncias que promovem o crescimento do Lactobacillus bifidus.
Para desnatar o leite de maneira natural, basta deixá-lo em repouso, de um dia para o outro ou 12 horas, mais ou menos, para que os glóbulos de gordura, por serem menos densos, subam à superfície desse líquido, ficando separados. Basta depois, com todo o cuidado, retirar a gordura, com o uso de uma espumadeira.
Dentre os componentes do leite, a gordura é o que sofre maior interferência da dieta. Os produtos do metabolismo das bactérias do rúmen são precursores para a síntese de gordura pela glândula mamária.
Algumas dicas simples para aumentar a produção de leite materno são:
Suco de laranja-lima ou mamão ou cenoura. Nos intervalos e ao deitar, beber MUITA ÁGUA PURA. Se quiser variar um pouco use chá de hortelã com erva-doce e cidreira, adoçado com mel.
Chá de funcho, erva-doce e camomila aumentam a produção de leite. Verdade. Esses chás são bons porque acalmam a mãe.
Uma produção saudável de leite materno é estimulada pelo consumo de produtos derivados do leite. Entre eles, o mais saudável é o iogurte. Incluído no café da manhã, por exemplo, ele estimula a produção de leite materno graças à concentração de leite e cálcio em sua composição.
O Equilid (sulpirida, dogmatil) é uma medicação psiquiátrica da classe dos antipsicóticos. Como efeito colateral, pode aumentar a produção de prolactina, hormônio que, por sua vez, estimula a produção de leite e aumento das mamas.
Ainda assim, o melhor jeito de garantir um aleitamento saudável para a mãe e o bebê é com uma alimentação equilibrada....Cálcio