A coleta da varrição consiste no recolhimento, transporte e descarga no aterro sanitário dos resíduos sólidos acondicionados em sacos plásticos (cor verde com logomarca da Urbam) oriundos dos serviços de varrição de guias e sarjetas das vias e logradouros públicos.
O que o local recebe? Resto de obras de construção (tábuas, tijolos, telhas, tubulações, pisos), móveis e equipamentos domésticos (sofás, cadeiras, geladeiras), pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes inteiras, restos de poda e óleo de cozinha.
156 - segunda a sábado 06:00 às 22:00 e aos domingos das 08:00 às 20:00. Pequenas quantidades de lixo eletrônico também podem ser encaminhados aos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) já instalados na cidade. A Urbam dará destino adequado a todos os materiais tóxicos recolhidos.
O importante aqui é que você entre em contato com a empresa de limpeza urbana da sua cidade ou pesquise na internet sobre o ponto de coleta de lixo eletrônico mais perto de você. Outra opção é se comunicar com a fabricante ou a empresa que vendeu o equipamento eletrônico que você quer jogar fora.
Abaixo, você encontra uma lista de instituições e programas que trabalham com o recebimento de equipamentos eletrônicos e de informática....Computadores para estudantes
– Entrar no site Rota da Reciclagem, da Tetrapak, e consultar onde fica o Ecoponto, Cooperativa de Catadores ou Pev (ponto de coleta voluntária) mais próximo. Daí, é só levar ate lá.
O descarte do isopor é mais simples do que você imagina, já que é só você levá-lo a qualquer lixeira destinada a plásticos. Entre os contentores coloridos, é o de cor vermelha. Já nos pontos de entrega voluntária ou ecopontos, é só levar na mesma sacola do material plástico.
Na hora de descartar aquela velha chave ou qualquer outro material à base de cobre, você só tem duas opções: Joga-a no lixo, ou age de uma maneira socialmente responsável, fazendo o descarte em local apropriado.
Algumas empresas ligadas à área têxtil têm programas de coleta de peças para reciclagem. Uma delas é a cadeia internacional de lojas C&A, que tem o projeto Movimento Reciclo. Como funciona? O consumidor leva suas roupas (compradas ou não na rede) até uma das 31 lojas (em 18 cidades) e as deposita em caixas de coleta.
Descarte Consciente de Roupas Em hipótese alguma jogue suas roupas no lixo comum. Primeiramente a C&A tem o programa chamado “Movimento ReCiclo” que é uma alternativa para os clientes descartarem as suas roupas usadas, essas peças podem ter dois destinos: Centro Social Carisma ou Retalhar.
Evite jogar seus sapatos no lixo. Pois sapatos são raramente reciclados e acabam em aterros ou até mesmo em rios e mares. Busque soluções junto às marcas que produzem seus sapatos, ou venha nos visitar. A Alme quer trazer uma opção para descartar calçados de forma mais adequada.
A carga da caneta deve ser jogada no coletor de não reciclável. Já o restante, a tampa e a parte externa, você deve depositar no coletor reciclável ou nos coletores específicos, conforme o material que compõe o produto: metal, plástico ou papel.
O lixo reciclável e não reciclável precisa ser separado corretamente, para viabilizar o aproveitamento do que é resíduo e garantir o descarte correto dos rejeitos. O lixo reciclável precisa ser descartado limpo e seco, enquanto os rejeitos (o chamado lixo comum) devem ser destinados a aterros sanitários controlados.
Existem muitas ideias criativas para agregar valor a materiais que não são podem ser reciclados, como espelhos, que podem ser usados em itens de decoração, por exemplo. É de suma importância tentar reutilizar esse tipo de material antes de descartar. Reutilização de espelho quebrado para agregar valor a vaso de barro.
Esses materiais precisam ser descartados de maneira diferente, e sua presença junto com os materiais recicláveis prejudica muito o reaproveitamento do material — podendo danificar as máquinas usadas no processo de reciclagem ou até comprometer o produto final.
“O ideal é que ele esteja limpo sem estar molhado e reto sem fazer nenhuma bolinha”.
O lixo reciclável é composto principalmente pelo papel, papelão, vidro, alguns tipos de plástico e alumínio. ... Depois de seco, o lixo reciclável deve ser embalado em sacos de lixo (não biodegradáveis reciclados ou recicláveis, de preferência).
São recicláveis: enlatados, ferragens, arames, chapas, canos, pregos, parafusos, cobre e alumínio. Com curiosidade, uma única lata de alumínio economiza energia suficiente para manter uma TV ligada durante três horas. Clipes, grampos, esponjas de aço, latas de verniz e latas de produtos tóxicos não são recicláveis.
Pilhas Pilhas. Algumas embalagens e objetos não podem ser reciclados após a utilização, porque são compostos de matérias químicos indissolúveis, o processo não é rentável, ou porque são feitos de misturas de materiais que não podem ser separados.
Veja, abaixo, o que você pode encaminhar para a reciclagem:
Jornais, revistas, correspondências, envelopes. Papéis de embrulho em geral, papel de seda, sacolas e sacos de papel, embalagem longa vida. Papelão, cartolinas, embalagem de ovo. Papel kraft, papel heliográfico, papel filtrante, papel de desenho.
Embalagens – utilizados em sacos de papel, caixas de papelão, caixas de leite, caixas de suco etc; Imprimir e escrever – utilizados em jornais, revistas, livros, cadernos etc; Papelcartão – utilizados em caixas de remédio, capas de caderno, cartolinas etc.
Os principais papéis que podem ser reciclados são: jornais, revistas, folhas de caderno, envelopes, listas telefônicas, cartolinas, cartões, cartazes, aparas de papel, formulários de computador, sacos de papel, caixas de papelão (papel ondulado) e panfletos de propaganda. Estes materiais devem estar limpos e secos.
O plástico reprocessado volta como matéria-prima para a fabricação de artefatos plásticos, como conduítes, sacos de lixo, baldes, cabides, garrafas de água sanitária, e acessórios para automóveis, por exemplos. Porém o lucro só é possível através da reciclagem do tipo de plástico que permite o seu reaproveitamento.
♻ Vidros recicláveis: garrafa de bebida, copos, frascos, potes alimentícios, etc. ❌ Vidros não recicláveis: espelhos, vidros de janela, cristais, tubo de TV, dentre outros. ♻ Metais recicláveis: lata de alumínio, produtos alimentícios, tampa de garrafa, etc.