A blástula é uma fase inicial do desenvolvimento embrionário que ocorre quando o óvulo fertilizado se divide várias vezes, mas antes que suas células se tornem diferenciadas. Consiste de aproximadamente 128 células que formam uma camada esférica em torno de uma cavidade central cheia de líquido.
O evento que caracteriza a passagem da fase de mórula para a blástula é denominado blastulação. Os blastômeros migram para as periferias formando uma espécie de cavidade interna, denominada blastocele, que funciona como cavidade digestiva do embrião. Nesse processo, as células não são diferenciadas.
Fase do desenvolvimento embrionário a seguir à blástula, durante a qual se formam os três folhetos do embrião humano (ectoderme, mesoderme endoderme).
É necessário a realização de ultrassom para diagnosticar uma gravidez anembrionada, para confirmar que o saco gestacional está vazio. É indicado sempre a repetição do exame após 7 dias da suspeita do quadro para o diagnóstico de certeza do mesmo.
A Válvula Aórtica é a via de saída do ventrículo esquerdo do coração, responsável por bombear o sangue para todo o corpo do bebê após o nascimento. Quando essa malformação acontece, temos o estreitamento, ou o fechamento completo da válvula. Dessa forma, o ventrículo esquerdo não se desenvolve como deveria.
Para se ter ideia de sua importância, o coração é o primeiro órgão que irá se desenvolver durante a gestação. Isso porque o sistema cardiovascular é essencial para oferecer nutrientes e oxigênio para o embrião em desenvolvimento e para eliminação de dióxido de carbono e restos metabólicos.
Embora seja comum escutar os batimentos cardiacos do embriao com 6 semanas, nem sempre isso é possível! Pode ser que demore um pouquinho mais de tempo! Muitas vezes é necessário repetir o ultrassom em 7 a 14 dias . Provavelmente seu médico vai ter pedir um novo ultrassom!