E para não restar dúvidas da importância de confiar muito nas marcas que consome, saiba que existe até mesmo aflatoxina no amendoim torrado. Isso porque é preciso uma temperatura extremamente alta para eliminar a toxina do alimento.
Aflatoxina – Uma micotoxina presente no amendoim
A aflatoxina constitui um grupo de toxinas produzidas pelos fungos Aspergillus flavus e Aspergillus parasiticus. ... Portanto, a aflatoxina é um problema para a produção e para o consumo do amendoim, trazendo prejuízos econômicos para o produtor e riscos para a saúde do consumidor.
Aflatoxinas podem causar graves danos ao fígado em humanos. As crianças são particularmente afetadas pela exposição à aflatoxina, o que pode colocá-los em risco de crescimento atrofiado, desenvolvimento tardio, danos e até mesmo câncer de fígado.
Na molécula de aflatoxina, a dupla ligação entre C2-C3 na estrutura de hidrofurofurano é o local responsável pela mutagenicidade. A redução da AFB1 para a forma 2,3-dihidro (AFB2) diminui a mutagenicidade em 200 a 500 vezes.
Pra começar, o amendoim costuma 'abrigar' uma micotoxina chamada 'aflatoxina', substância tóxica e cancerígena produzida por alguns tipos de fungos. Além disso, tem um alto potencial alergênico e, em alguns casos, pode provocar reações imediatas como urticárias ou diarreia.
- Qual a quantidade de amendoim posso comer por dia? Como já falamos, o amendoim tem um valor calórico bastante alto. Em apenas 100 gramas, são 600 calorias! A recomendação médica é que sejam consumidos no máximo 30 gramas de amendoim por dia.
Você certamente já ouviu falar nos benefícios do amendoim: ele tem antioxidantes, concentra gorduras saudáveis e ainda fortalece os músculos. Mas você sabia que ele deve ser consumido com moderação? Isso porque, além de ser altamente calórico, ele pode causar dor no estômago e até problemas respiratórios em excesso.
Após fazer uma tatuagem, é comum a recomendação para evitar alimentos gordurosos, como carne de porco, amendoim e chocolate, para não dificultar a cicatrização.