A erosão pela água apresenta-se em seis diferentes formas, a seguir:
Erosão pluvial
Como a erosão ocorre, em sua maioria, das áreas mais altas para as áreas mais baixas, o relevo é um aspecto importante a ser estudado. Em áreas planas, há o predomínio da sedimentação trazida pela erosão, ou seja, áreas mais altas estão mais sujeitas às erosões.
O termo vem do tupi-guarani e significa buraco grande. Por isso, são chamadas voçorocas (ou boçorocas) as grandes escavações do solo provocadas pelas águas das chuvas. É um tipo de erosão tão acentuado que acaba expondo o lençol freático, isto é, a água que corre debaixo do solo.
Em geral, a vegetação atenua a erosão do solo, principalmente através da redução das forças de impacto da gota no solo diminuindo a velocidade do escoamento superficial, aumentando a rugosidade hidráulica e as taxas de infiltração de água no solo, aumentando assim sua resistência à erosão.
Além de contribuir na composição climática, a vegetação contribui diretamente no solo, fertilizando-o com matéria orgânica derivada de folhas, galhos, frutos que caem e passam pelo processo de decomposição transformando-se em nutrientes, sem contar que as raízes das plantas impedem o desenvolvimento de erosões.
A vegetação nativa de uma região favorece a preservação do solo, protege as nascentes e serve de abrigo e refúgio para a fauna local. ... O grande objetivo a ser alcançado nas propriedades rurais hoje é a sustentabilidade, portanto o solo, a água, a fauna e a flora, precisam ser manejados de forma sustentável.
Resposta. a vegetação é fundamental para que tenha vida no meio ambiente dura te a respiração as plantas captam o gás carbônico e liberam oxigênio utilizados include por nós na nossa respiração.