A megalópole é uma região formada por várias grandes cidades interligadas entre si em forma de uma rede estrutural. ... É importante compreender que o conceito de megalópole não envolve somente o espaço de uma cidade ou sua população ou até a interligação urbana de uma região metropolitana.
Uma megalópole é normalmente definida como uma extensa região urbanizada, constituída por várias metrópoles e regiões metropolitanas conurbadas.
As Megalópoles são regiões de grande aglomeração populacional constituídas pelo agrupamento de grandes regiões metropolitanas, que se interligam não fisicamente, mas por um eficiente sistema de transporte e comunicação.
BosWash é uma megalópolelocalizada no nordeste do Estados Unidos, que vai desde Boston até Washington. Possui uma grande economia e é o lar de 18% dos americanos. É a maior megalópole do mundo, abrangendo cinco metrópoles.
Os números desta lista são de 2015, por censos ou estimativas.
E abrange cidades como Leeds, Sheffield, Liverpool, Manchester, Nottingham, Birmingham, Londres, Lila, Amsterdã, Haia, Utreque, Roterdã, Gante, Bruxelas, Antuérpia, Charleroi, Liège, Eindhoven, Dusseldórfia, Wuppertal, Colônia, Bona, Francoforte, Luxemburgo, Estrasburgo, Estugarda, Nurembergue, Munique, Basileia, ...
Resposta. Resposta: A Região Metropolitana do Reno-Ruhr (Metropolregion Rhein-Ruhr) é uma das onze regiões metropolitanas da Alemanha localizada junto ao vale do rio Reno, estabelecida formalmente pela Conferência Ministerial de Ordenamento do Território (Ministerkonferenz für Raumordnung, MKRO) em 1995.
Em alguns países do mundo, o crescimento de duas ou mais metrópoles e das aglomerações urbanas no seu entorno, têm dado origem às chamadas megalópoles. As maiores megalópoles mundiais são: Tokkaido e Boswash no Japão.
Megalópoles são um conglomerado de grandes cidades (metrópoles) que se localizam próximas geograficamente uma das outras. São grandes áreas urbanas em que se encontram grandes cidades e outras de porte médio entre elas, sendo que entre todas existe uma forte ligação econômica, e um processo conhecido como Conurbação.
Segundo a lista, a cidade europeia mais populosa é Istambul, na Turquia, com seus quase 14 milhões de habitantes, seguida de Moscou (11,9 milhões de habitantes) e Londres (8,1 milhões de habitantes), capitais da Rússia e Reino Unido, respectivamente, e São Petersburgo (Rússia) e Berlim (Alemanha).
Ásia: Pequim, Xangai e Tiangin (China); Calcutá, Bombaim e Nova Déli (Índia); Tóquio e Osaka (Japão); Seul (Coreia do Sul); Daca (Bangladesh); Karachi (Paquistão); Jacarta (Indonésia); Manila (Filipinas); Bangcoc (Tailândia).
Tem mais depois da publicidade ;) Dentre os países mais populosos da Europa, a Rússia ocupa o primeiro lugar, com cerca de 142 milhões de habitantes; logo depois vem a Alemanha (82 milhões), França (64 milhões), Reino Unido (63 milhões), Itália (61milhões), Espanha (47 milhões) e Ucrânia (44 milhões).