Dados do exercício:
Essas temperaturas de ebulição devem estar na unidade graus Celsius (oC). O cálculo ebuliométrico, de acordo com o químico François Raoult, pode ser realizado por meio de uma constante (ke) e da concentração molal (molalidade).
Sob pressão normal (ao nível do mar), a água entra em ebulição à temperatura de 100 °C.
114 graus Celsius
0 °C
A gasolina não congela fácil. Só vira gelo a 100 graus Celsius negativos. E, com essa temperatura, o carro já não anda.
Por causa da geometria de suas moléculas. Quando a água está na forma líquida, elas ficam bem juntinhas umas das outras. Já no estado sólido, como gelo, acabam se separando. Isso acontece porque o gelo é formado por moléculas de água arranjadas geometricamente em forma de cristais.
Manter a tubulação isolada para não congelar a água Coloque um material isolante térmico ou uma toalha ao redor dos canos para manter medidor de água isolado. O ar frio ou a neve pode entrar pelas frestas do aquecedor causando o congelamento. Enrole um material isolante ou uma toalha as partes do cano de água expostas.
Como isso é possível? Simples: graças ao baixíssimo ponto de congelamento do álcool etílico: 117 ºC negativos. A vodca contém entre 40% e 55% de álcool e essa quantidade é mais que suficiente para que a bebida suporte o frio do congelador sem sair do estado líquido. Mas o álcool não trabalha sozinho.
A evaporação é o processo pelo qual as mudanças de água de um líquido a um gás ou vapor. A água ferve a 212 graus F (100 ° C), mas, na verdade começa a evaporar-se a 32 graus F (0 ° C); ele só ocorre muito lentamente. Como a temperatura aumenta, a taxa de evaporação também aumenta.
Pode-se mudar o estado da água apenas alterando sua temperatura: em temperaturas abaixo de 0 oC ela se torna sólida (se solidifca, congela) e, em temperaturas acima de 100 oC, ela se torna vapor (evapora ou ferve a 100 oC). A temperatura que a água ferve diminui com a altitude: no nível do mar, é 100 oC.
A água, por exemplo, em condições normais de pressão, 1 atm, está na fase sólida a temperaturas abaixo de 0 ºC; na fase líquida em temperaturas entre 0 ºC e 100 ºC e no estado gasoso para temperaturas acima de 100 ºC.
Em outras palavras, as mudanças dos estados físicos da água ocorrem por meio dos processos denominados: Fusão, Vaporização (Ebulição e Evaporação), Solidificação, Liquefação (Condensação) e Sublimação.
O que determina o estado físico da matéria é a organização de suas moléculas, o espaçamento entre elas e a energia cinética (energia de movimentação). Cada elemento possui um ponto de fusão e ebulição que definem o ponto crítico, isto é, em que temperatura e pressão o elemento mantém ou altera seu estado físico.