A cauda de escoriação é uma característica das feridas incisas e indica a direção da saída do instrumento responsável pela lesão. Habitualmente, as feridas contusas apresentam bordas regulares que raramente se apresentam com áreas equimosadas e escoriadas.
É a lesão na parte posterior do pescoço (nuca) produzida por instrumento cortante e a morte se dá por hemorragia quando são atingidos vasos calibrosos ou pela secção da medula. As conseqüências jurídicas mais importantes são o homicídio e suicídio.
Quando o instrumento é novo, a lesão tem forma de longo triângulo. Feridas perfuroincisas com dois gumes: a ferida é achatada, longa e tem corte (a punctória não tem corte, apenas afastamento das bordas).
A lesão celular ocorre quando as células são submetidas a um estresse tão severo que não são capazes de se adaptar, ou quando são expostas a agentes perniciosos. A hipóxia, a isquemia, os agentes físicos/químicos, os agentes infecciosos e as reações imunológicas são algumas das causas de injúria celular./span>
O Trauma Ortopédico é a especialidade responsável pelo estudo e tratamento das fraturas e das lesões musculares, tendinosas e ligamentares decorrentes de traumatismos, sendo definido como as lesões musculoesqueléticas resultantes de acidentes que variam desde acidentes domésticos, quedas simples e entorses, até traumas ...
Quais os principais tipos de traumas?
Encefalopatia traumática crônica (ETC) é uma doença degenerativa progressiva do cérebro que pode ocorrer após trauma craniano repetitivo ou lesões por explosão.
Introdução: O trauma raquimedular é uma agressão à medula espinhal que pode ocasionar danos neurológicos, tais como alterações da função motora, sensitiva e autônoma./span>
A escala de Frankel foi utilizada para avaliação de déficit neuro- lógico, de acordo com nível de lesão, na admissão e alta hospitalar dos pacientes operados vítimas de lesão por PAF na coluna vertebral.