EQST

O Que Significa Arenizaço E Desertificaço?

O que significa arenização e desertificação?

A diferença básica entre desertificação e arenização está, principalmente, no clima da região de ocorrência. ... Resumindo: a desertificação ocorre em regiões secas, com poucas chuvas; já a arenização ocorre em regiões onde a falta de água não é problema.

O que é preciso para evitar o processo de desertificação?

Aluísio afirmou que a prevenção é a melhor forma de impedir o processo de desertificação. Para isso, deve-se evitar o uso de área vulnerável e, quando necessário, utilizar com muito critério, com práticas conservacionistas e respeitando a capacidade de suporte deste ambiente.

Como o processo de desertificação pode afetar nossa vida?

Como conseqüência da desertificação ocorre a eliminação da cobertura vegetal; diminuição da biodiversidade, salinização e alcalinização do solo, intensificação do processo erosivo, redução das terras agricultáveis e diminuição da disponibilidade e da qualidade dos recursos hídricos.

Onde ocorre o processo de desertificação no Brasil?

No Brasil, esse processo ocorre, majoritariamente, nas regiões Nordeste e Sul (porém, nessa última, o fenômeno é chamado de arenização, como veremos mais adiante). ... Além de fenômenos naturais, a ação humana é decisiva para provocar ou acelerar a desertificação.

Onde ocorre a arenização no Brasil?

No Brasil, a arenização é oficialmente registrada na região Sul do país, ao passo que a desertificação ocorre, em maior grau, na região Nordeste, que apresenta um clima mais seco em boa parte de sua área.

Em quais estados do Brasil se encontram as zonas com maior risco de desertificação no Brasil?

Bahia, Ceará e Pernambuco são os estados mais castigados, embora, proporcionalmente, a Paraíba seja o estado com maior extensão de área comprometida: 71% de seu território já sofrem perdas consideráveis. Em 2013, foram mapeados seis núcleos propensos à desertificação.

Quais são as causas da desertificação que ocorre no Nordeste brasileiro?

Basicamente, as causas da desertificação no Nordeste brasileiro não são as mesmas de outras partes do mundo: a utilização inadequada dos recursos vegetais, por meio do desmatamento; o uso de práticas inadequadas de manejo do solo, como o sobrepasto e o cultivo excessivo; introdução de processos modernos de irrigação e ...

Quais as causas da desertificação na Caatinga?

A Caatinga situa-se no "Polígono das Secas", região do Nordeste brasileiro que compreende ecossistemas frágeis e vulneráveis à desertificação, devido: às condições climáticas, como também às características dos solos, à exploração inadequada dos recursos naturais, e ao superpastoreio.

O que provoca a seca?

As secas são o resultado de mudanças na atmosfera da Terra. Algumas são provocadas por modificações nos ventos que normalmente levam a chuva para uma determinada área. Outras são causadas pela mudança nas correntes oceânicas, que afetam a temperatura e a umidade do ar. As secas fortes podem durar meses ou anos.

O que fazer para acabar com a seca?

O que poderia ser feito para diminuir os efeitos da seca no sertão do Nordeste. - Construções de cisternas, açudes e barragens; - Investimentos em infra-estrutura na região; - Distribuição de água através de carros-pipa em épocas de estiagem (situações de emergência);

O que acontece no período de seca?

Um período de seca ocorre quando a evaporação das plantas (transporte da água do solo para ar) vai além do tempo das chuvas. Durante esse tempo, a água pode ser escassa para fins específicos. Por isso, seu tempo de duração depende do ponto de vista analisado.

Quais são os tipos de seca?

Seca

  • Seca meteorológica: refere-se a precipitação abaixo das normais esperadas;
  • Seca hidrológica: refere-se a níveis de rios e reservatórios abaixo do normal;
  • Seca agrícola: refere-se a umidade do solo insuficiente para suprir a demanda das plantas; e.

O que é seca sazonal?

(2) Seca sazonal, típica dos climas semiáridos, nos quais a vegetação consegue se reproduzir porque as plantas geram sementes e morrem pouco depois, ou porque entram em vida latente durante a estiagem. Apenas os grandes rios, oriundos de áreas de clima úmido, são perenes.