Aprenda a ajustar texturas no SketchUp
3. Como aplicar texturas no SketchUp
SALVAR MATERIAIS DO VRAY (APENAS CONFIGURAÇÕES) No Sketchup, abra o Asset Editor e na aba Materials, localize o material desejado. Neste caso o material é um dourado e não tem nenhum mapa configurado. Para saber se o material tem algum mapa basta olhar na aba lateral se tem algum ícone de mapa em azul.
Clique com o botão direito do mouse na imagem, e vá em Textura – Posição. Em cada canto do plano aparece ” como o próprio SKETCHUP diz ” uma tachinha com opções para escalonar, mover, rotacionar e distorcer a imagem.
Em alguns materiais criados no Vray 3.
Para isto, precisamos localizá-lo na biblioteca e clicar com o botão secundário do mouse sobre ele e escolher a opção “salvar como”. No meu caso a biblioteca de materiais fica na pasta “C:\Program Files\SketchUp\SketchUp 2016\Materials”, mas isto varia de computador para outro.
Para aplicar materiais no Sketchup você pode simplesmente selecionar o material desejado na bandeja padrão que imediatamente a ferramenta Pintura (Bucket) é ativada. Em seguida basta clicar no local desejado que o material é imediatamente aplicado.
Para alterar a cor de uma textura existem duas maneiras. Você pode modificar pelo balde de tinta, editando a textura, ou pode editar por um programa externo, clicando com o botão direito do mouse sobre a textura e, em seguida, em Textura/Editar Textura.
Para aplicar a cor, clique em editar, e depois no RBG é só colocar os valores que guardamos em notas, 209, 197, 145. Após feito isso clique na tecla espaço e a cor será aplicada automaticamente, texturizando toda a face que estava em concreto.
Agora o vidro colorido:
Tutorial: como criar Vidro no Vray
07 dicas para criar materiais mais realistas no V-Ray
Para criar novos materiais basta você ir ao menu inferior esquerdo e clicar no campo Add Material. Ao clicar sobre o botão Add Material será exibida uma lista de materiais, com diversas opções de configurações e combinações.
1 – Faça o vidro normal, só que coloque o Reflection Glossiness em 0.
Não é necessário uma superfície com grande quantidade de subdivisões para criar esse tipo de relevo nos objetos. Já as texturas do tipo Displacement funcionam com o mesmo objetivo, mas nesse caso a malha 3d é deformada com base na textura.
Ao abrir o site, você só vai precisar clicar na primeira imagem para selecionar a sua textura. Com a sua textura selecionada, você só vai precisar configura-la: aumentando a sua força, o seu level e o blur da sua imagem. Quando achar que a sua textura está legal é só fazer o download da textura.
Com o menu Maps aberto, clique na opção Bump para abrir o sub-menu. A primeira coisa que você deve se atentar é que estas opções estão desligadas por padrão. Então antes de prosseguir ative no campo On. Agora que o campo está ativado você pode clicar no campo Texture e inserir o mapa que você criou.
Bump: Como usar no Vray? Para aciona-lo, você terá que copiar e colar o seu mapa do Diffuse, para o seu Bump saber onde ele devera subir ou descer, então basta clicar com o botão direito do mouse em cima do Texture Slot do Diffuse e arrastar para cima Slot Texture.
bump {substantivo} giba {f.} protuberância {f.} inchação {f.}
Abre ela no Photoshop, vá no menu create>hue/saturation e tira a saturação até a imagem ficar preto e branco. Depois é só trabalhar a intensidade de brilho e contraste que ficam também na aba create até ficar na intensidade que você quer. Tu pode usar a imagem colorida, que usa no difuse, no bump também.
Use a ferramenta “Push/pull” (empurrar/puxar) e puxe-o para a largura que quiser. Segure CTRL, clique na ferramenta “Eraser” (borracha) e apague as linhas que vir no topo e fundo para que a superfície fique 'lisa'. Afaste-se da primeira forma e comece a trabalhar em outra. Crie outro conjunto de arcos.