Times New Roman
Agora, quanto ao tamanho da letra para o nome/título do currículo recomendamos utilizar entre14 e 16 pontos. Usar tamanhos diferentes para destacar os títulos podem ajudar o recrutador a identificar as partes diferentes do currículo.
Essa regra vale especialmente quando estes profissionais fizeram cursos complementares que tenham relação com a área do objetivo profissional informado no currículo. Ou seja, basta informar o nome do curso, o nome da escola e o ano de conclusão, ordenando-os do mais recente para o mais antigo.
Evite informar todos os cursos que você já fez na vida, especialmente aqueles mais antigos. Isso somente estenderá seu currículo desnecessariamente, sem enriquecê-lo de verdade. Nossa recomendação é a inclusão de cinco cursos no máximo. Evite também cursos mais antigos que cinco anos.
Atividades extracurriculares, como cursos complementares e hobbies, nem sempre devem ser mencionadas no currículo profissional, afirmam especialistas. Para incluir essas informações, o candidato deve avaliar se o complemento servirá para denotar competência para o cargo de interesse.
Curso em andamento Uma faculdade em andamento ou mesmo uma pós-graduação que ainda não foi finalizada pode somar pontos positivos no currículo. Portanto, não deixe de incluir a formação que você está cursando no documento. Apenas se lembre de substituir o termo “data de conclusão” por “previsão de término”.
“Duração do curso”: Coloque o tempo ou carga horária cursada (curta, média ou longa). “Situação atual”: Forneça o status atual do curso (Cursando, Concluído ou Interrompido). “Mês/Ano de Conclusão”: Preencha o mês e o ano de conclusão do curso (caso tenha terminado ou interrompido).
Acesse http://lattes.cnpq.br/ e clique na opção “Cadastrar novo currículo” para criar seu Currículo Lattes. Após concluir o preenchimento, um resumo dos dados inseridos será apresentado para sua conferência.
Como os cursos realizados a distância têm exatamente a mesma validade dos estudos presenciais, você pode incluí-los no seu currículo da mesma forma como faria com os tradicionais: basta especificar o curso, a carga horária, a instituição onde foi realizado e o ano de conclusão.
No menu superior há um item chamado "formação", há algumas opções quando passar o mouse, você escolherá a opção "formação complementar". Será aberta uma listagem de cursos que você já fez. Caso não tenha nada, a lista estará vazia. Com a listagem aberta, clicará em "adicionar item".
Passo a passo: como colocar a graduação no currículo corretamente
Nas informações adicionais você pode incluir suas premiações e certificações, atividades em trabalho voluntário, algum conhecimento sobre a área da vaga ou empresa. Também pode ser interessante colocar se você tem carteira de habilitação, carro, disponibilidade de horários e de mudança de cidade.
O campo com informações adicionais deve sempre ser colocado no final do currículo por trazer informações complementares que não se encaixam em outras áreas do currículo.
Se o seu nível de inglês é intermediário, você continua estudando e o cargo exige nível avançado, é importante que você explicite isso no currículo, pois você certamente está apto a concorrer à vaga. Inclua a escola na qual você está estudando e coloque a informação “em curso” ao lado.
2. Como colocar o curso de inglês e outros idiomas no currículo
No menu superior há um item chamado "formação", há algumas opções quando passar o mouse, você escolherá a opção "formação complementar". Será aberta uma listagem de cursos que você já fez. Caso não tenha nada, a lista estará vazia. Com a listagem aberta, clicará em "adicionar item".
Um curso extracurricular é basicamente um curso de formação curta que é focado em ensinar a um grupo de pessoas um assunto que não faz parte da base curricular de seus cursos de graduação. Eles complementam a formação e ajudam a estar mais preparado para várias formações.
Atividades extracurriculares que ajudam no currículo
Se você quer colocar isso no currículo, veja uma lista do Instituto Brasileiro de Coaching de atividades complementares que recrutadores valorizam:
O nome oficial utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) é atividade complementar, que como o próprio nome já diz, são atividades extras realizadas pelos estudantes fora do período de aulas. Sem a entrega das atividades, os alunos não podem colar grau ou retirar o diploma.