O ácido tranexâmico é um agente antifibrinolítico, que age através de mecanismo competitivo, inibindo a ativação do plasminogênio a plasmina. A plasmina é a principal proteína responsável pela dissolução do coágulo sanguíneo.
Entretanto, as reações adversas observadas com a utilização do ácido tranexâmico, por ordem de incidência, foram: Reações comuns (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): náuseas*, vômitos*, dor epigástrica* e diarréia*.
Produtos com ácido tranexâmico podem ser usados de dia, mas seu uso deve ser associado com o protetor solar com FPS acima de 50, como em qualquer pele com manchas, independente do seu tipo.
O ácido tranexâmico é um anti-inflamatório que geralmente prescrevemos para pacientes que apresentam cólicas mentruais moderadas-intensas ou para tentar diminuir o fluxo nas pacientes que apresentam sangramento intenso durante o período menstrual.
Geralmente presente em séruns e cremes hidratantes, o ácido tranexâmico pode ser usado diariamente ou de uma ou duas vezes por dia -- consulte sempre seu dermatologista, tá? De acordo com Natasha, quando usado como componente isolado, pode ser usado com de dia ou de noite.
Uma boa dica para clarear axilas e virilhas é passar um pouquinho da pomada Vitanol A nas áreas afetadas todas as noites, quando for dormir, durante 1 semana.