O consumidor por princípio (inciso I, artigo 4º, CDC)é vulnerável perante o fornecedor de produtos e serviços, uma vez que este, no sistema capitalista, impõe sua vontade no mercado de consumo, fazendo com que os consumidores, se sujeitem quando querem/podem/necessitam contratar as regras estabelecidas que vão desde as ...
O STJ, em geral, tem manifestado o entendimento pela Teoria Finalista Mitigada, ou seja, considera-se consumidor tanto a pessoa que adquire para o uso pessoal quanto os profissionais liberais e os pequenos empreendimentos que conferem ao bem adquirido a participação no implemento de sua unidade produtiva, desde que, ...
A doutrina tradicionalmente aponta a existência de três modalidades de vulnerabilidade: técnica (ausência de conhecimento específico acerca do produto ou serviço objeto de consumo), jurídica (falta de conhecimento jurídico, contábil ou econômico e de seus reflexos na relação de consumo) e fática (situações em que a ...
Por isso, é fundamental conhecer os 7 principais tipos de vulnerabilidades:
A vulnerabilidade é um princípio do Direito do Consumidor e diz respeito à fragilidade inata da categoria. ... Por outro lado, a hipossuficiência é um critério para inversão do ônus da prova e pertence ao ramo do Direito Processual. Aqui a presunção é relativa, já que nem todo consumidor é hipossuficiente.
São os consumidores hipervulneráveis, isto é, aqueles que, em razão de sua especial condição, como idosos, crianças, deficientes mentais, analfabetos e semi-analfabetos, pessoas sensíveis ao consumo de certos produtos etc., ficam ainda mais expostos às práticas comerciais, à periculosidade e nocividade de certos ...
A hipervulnerabilidade pode ser definida como uma situação social fática e objetiva de agravamento da vulnerabilidade da pessoa física consumidora, em razão de características pessoais aparentes ou conhecidas pelo fornecedor[4].
Vulnerável é algo ou alguém que está suscetível a ser ferido, ofendido ou tocado. Vulnerável significa uma pessoa frágil e incapaz de algum ato.
Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: IV – prevalecer-se da fraqueza ou ignorância do consumidor, tendo em vista sua idade, saúde, conhecimento ou condição social, para impingir-lhe seus produtos ou serviços.
Prática abusiva: São práticas que exigem vantagem manifestamente excessiva em detrimento do consumidor. I – condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos; Tal vinculação viola a liberdade do consumidor. ...
Ser vulnerável não significa se tornar um escravo dos outros. As pessoas que deixam à mostra suas emoções cativam mais os outros do que aquelas que ocultam seus sentimentos e não permitem que o significado mais profundo de qualquer situação ou relacionamento seja sentido.
1 frágil, indefeso, exposto, desprotegido, desemparado, suscetível, magoável, atacável, descoberto, desabrigado, vulnerabilizado, destrutível, destruível, debilitável, derrotável, prejudicável, acometível, desarmado, desvalido, indefenso.
Significado de Aprimorar verbo transitivo direto e pronominal Fazer com que fique primoroso; aperfeiçoar: aprimorar um trabalho; a inteligência se aprimora com leitura. Melhorar a qualidade de: aprimorou a produção; aprimorou-se com o curso de especialização.
O contrário de vulnerável é: Contrário de sujeito e suscetível: 1. invulnerável, intocável, inatingível, inatacável, inabalável, imperturbável, impassível, seguro, protegido, resguardado, abrigado.
substantivo feminino Característica do que é frágil, do que se quebra facilmente. Tendência natural para quebrar; fraqueza. Etimologia (origem da palavra fragilidade). Do latim fragilitas.
Neste triste cenário, é que se percebe a fragilidade humana diante dos gigantes que nos apresentam a cada dia. ... Ser frágil não significa de modo algum ser fraco. Significa acima de tudo, ver e entender a realidade a partir de uma perspectiva mais íntima, a partir do próprio coração.
A doença é expressão da fragilidade humana. Encontrando-se doente, o ser humano se esforça por alcançar a cura. Sentindo-se atingido pela doença, ele adquire um sentido dos limites de suas forças, luta e não se resigna à própria situação.
Ductilidade e fragilidade: A tendência de um material a deformar-se significativamente antes de se romper é uma medida de sua ductilidade. A ausência de deformação significativa antes da ruptura é chamada de fragilidade.
Como saber se sou uma pessoa frágil emocionalmente? Algumas das características que encontramos em pessoas com fragilidade emocional são: Incapacidade de administrar e entender emoções como tristeza, raiva, desapontamento. Sua reação a elas é muitas vezes exagerada.
Nada mais humano do que sentir medo, raiva, alegria, amor, ódio, insegurança, ciúme, inveja, vergonha... Nada mais comum do que negar a expressão ou a existência destes sentimentos, principalmente quando se trata daqueles que são negativos.
É curiosa essa confiança toda, já que, fisicamente, os humanos são extremamente frágeis: não possuem pêlos no corpo para protegê-los do frio, nem dentes ou garras fortes o suficiente para se defender dos predadores, nem barbatanas para nadar rápido, nem músculos para correr longas distâncias ou a altas velocidades.
adjetivo Que produz emoção, sentimentos intensos e contundentes. [Por Extensão] Que se emociona com facilidade; emotivo: pessoa emocional. Em que há emoção, comoção, confusão de sentimentos que faz com que o corpo se comporte de certa forma, normalmente com alterações respiratórias, circulatórias, com choro etc.