As principais características dos macrófagos são: Célula de formato irregular. Citoplasma abundante. Presença de pseudópodes.
→ Lista de doenças causadas por bactérias
Chamamos de infecção as doenças provocadas por microrganismos que fazem mal a nossa saúde. Neste grupo estão incluídos as bactérias, vírus, fungos, parasitos e príons. Para que seja uma infecção, o germe precisa fazer mal. Todos nós temos vírus, bactérias, fungos e até protozoários que vivem normalmente no nosso corpo.
Infecção comunitária significa qualquer tipo de infecção (pulmonar, urinária, etc...) que tenha sido adquirida em ambientes não hospitalares, ou seja, com risco baixo para bactérias mais resistentes a antibióticos.
Infecções mais frequentes
→IMUNIDADE INATA: Dentre os mecanismos da imunidade inata envolvida na eliminação das bactérias extracelulares destacam-se a ação das enzimas, defensinas, citocinas e do sistema complemento (via alternativa ou das lectinas) (ABBAS, 2005).
O sistema imunológico utiliza mecanismos moleculares específicos cordenados por células, como os linfócitos, macrofágos, monócitos, mastócitos e neutrófilos, e pelos mecanismos associados a moléculas especificas do sistema, sendo caracterizadas como citocinas anti e pró-inflamatórias, prostaglandinas, inibidores de ...
Um dos mecanismos de evasão imunológica pelos vírus é a mudança antigênica. O vírus da influenza, por exemplo, pode alterar seus antígenos e assim deixar de ser alvo da resposta imune.
Em resposta à estimulação pelos antígenos bacterianos, as células apresentadoras de antígeno interagem com as moléculas de superfície de linfócitos T auxiliares (CD4+), ocorrerendo proliferação e secreção de linfocinas, que serão cruciais durante todo o processo da resposta imune.