(PUC- Campinas) Em relação às causas da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que: ... d) O expansionismo na Áustria, a invasão da Polônia pelas tropas alemãs assustaram a Inglaterra e a França, que reagiram contra a agressão declarando guerra ao inimigo.
Essa fase de defesa das posições ficou conhecida como “guerra de posição”, mas também levou o epíteto de “guerra de trincheiras”, já que as trincheiras – que eram longos corredores de valas cavadas no solo – serviam como “cordões” demarcadores dessas posições.
A Guerra de Trincheiras foi um tipo de combate terrestre em que as tropas guerreavam de suas respectivas trincheiras. As trincheiras eram longas escavações feitas no chão que serviam de abrigo para as tropas e possuíam proteções feitas com obstáculos, como arame farpado e minas terrestres.
A Guerra de Trincheiras durou dois anos e foi o período mais longo do conflito. Como os exércitos dos Aliados e das Potências Centrais dispunham de forças muito equilibradas, a solução foi cavar trincheiras e dali tentar avançar ou manter a posição no terreno.
Geralmente, uma trincheira era aberta pela tropa e contava com cerca de 2,30 metros de profundidade, por dois metros de largura. No ponto mais alto, eram colocados sacos de areia e arames farpados que protegeriam os soldados das balas e dos estilhaços das bombas.
O caso de luta de trincheira mais conhecido ocorreu na Frente Ocidental da Primeira Guerra Mundial. ... A guerra de trincheiras durante a Primeira Grande Guerra causou uma revolução em termos de táticas e poder de fogo, para superar as defesas paradas do inimigo.